terça-feira, 5 de julho de 2011

Sentimentos vs Emoções

    Normalmente, a maioria das pessoas confundem as sensações da emoção com as do sentimento, ou até acham que é a mesma coisa com nomes diferentes. Porém, existe uma grande diferença entre o ato de sentir e a reação instintiva emoção. As emoções existem desde todo sempre e fazem parte do instinto de cada um de nós. Na verdade, a única coisa que mudou são as formas de agir, pois as emoções continuam as mesmas, iguais aos dos nossos antepassados. Hoje, não se mata com uma pedra, e sim com armas e bombas, trocamos as cavernas por apartamentos bem decorados, mas continuamos a roubar a mulher do outro, continuamos a comer a carne, a ter necessidade instintiva de sexo, a ter ódio, sentir ciúmes, paixão, etc.
    Emoção é uma ação instintiva, que passa pela percepção mental em frações de segundos e desencadeia reações orgânicas, que culminam em sensações físicas, como a sensação de raiva que leva ao soco na mesa, o impulso de agredir, que resulta em soco ou pontapé, o medo excessivo de alguma coisa.
    Sentimentos são bem diferentes, o sentimento é leve, traz bem-estar e silêncio interior. A emoção traz ansiedade, pressa, impaciência, o sentimento traz a tranqüilidade de permitir-se vivenciar o momento, ainda que o momento seja uma situação difícil. Mas quem está sendo movido por sentimento resolve as coisas com racionalidade, sem perder a delicadeza, o humor, a sensibilidade.
    Sentimento não tem carga. É uma energia sutil, por isso, quem tem sentimento, tem tempo para pensar; fala sem ansiedade, não se importa de ser ofendido, age com respeito, mesmo que a situação não seja favorável, como o exemplo do incidente citado acima. A pessoa nesse nível está criando linearidade em sua vida, livre dos altos e baixos da emoção.






Nenhum comentário:

Postar um comentário