terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fiz Sexo sem Camisinha! E agora?!

    Hoje vamos falar de um assunto muito sério, sexo sem proteção. Em todas as relações sexuais é importante que você se proteja de gravidez indesejada ou doenças transmissíveis sexualmente. Se você tenha feito sexo sem camisinha ou tenha sido estuprada (o), requer que tome algumas providências. Saiba que medidas tomar:
1ª: Se você foi estuprada (o), procure imediatamente um pronto-socorro ou um serviço de apoio a mulheres vítimas de violência sexual sem se higienizar. Assim será possível colher amostras de sêmen para identificar o agressor (mesmo que você o conheça, esse exame é que poderá comprovar a identidade dele perante a Justiça). Colabore em tudo o que for possível com o profissional que examinar você, respondendo as perguntas sincera e claramente.
2ª: Se você manteve relações sexuais sem se proteger ou se o preservativo rasgou ou saiu durante a relação, procure um médico em no máximo 72 horas. Você pode recorrer ao seu ginecologista ou a um infectologista, ir a um pronto-socorro ou a algum centro médico especializado.
3ª: Dependendo do tipo de exposição sexual (com ou sem violência; com ou sem ejaculação, penetração vaginal, anal ou oral), das informações que você tiver sobre o parceiro (portador de HIV, hepatite B ou C, outra doença sexualmente transmissível, como gonorréia, sífilis, tricomoníase) e do tempo entre o ato sexual e a consulta, o médico decidirá se você deve tomar alguma medicação. Pode ser uma medicação para combater a possibilidade de contágio de HIV, sífilis, gonorréia ou tricomoníase, ou ainda uma vacina contra a hepatite B. Ele vai avaliar também a necessidade de tomar vacina antitetânica ou um reforço, se você já foi vacinado.
4ª: Mulheres, se a consulta com o médico ocorrer dentro das 72 horas após a relação, dependendo do caso e se você estiver de acordo com o método (pois este é abortivo), existe a possibilidade de tomar um anticoncepcional de emergência (a chamada "pílula do dia seguinte").
5ª: Dentro do possível, procure fazer uma consulta junto com o seu parceiro (a), para que os dois possam ser examinados.
6ª: Não mantenha nenhuma relação sexual até que você tenha certeza de que não existem riscos de contágio de nenhuma doença sexualmente transmissível.
 7ª: Depois da primeira consulta, você deve fazer check-ups periódicos com o seu médico e repetir a cada seis meses os exames de sangue para comprovar que não contraiu os vírus do HIV, da hepatite B ou da hepatite C.
    Embora não exista unanimidade sobre o risco de contágio em cada tipo de atividade sexual, o maior é em receber penetração anal com ejaculação. Depois vêm receber as penetrações vaginais, com ou sem ejaculação, a anal sem ejaculação, realizar a penetração anal-vaginal e sexo oral. Nas agressões sexuais, o risco costuma ser maior devido à possibilidade de ferimentos anais ou genitais.
    Peça ao seu médico indicações por escrito de medicações e cuidados a tomar, além da data da próxima consulta. Se o seu médico receitar um remédio, peça informações a ele sobre os efeitos colaterais e como tomá-lo. Não suspenda a medicação indicada sem antes consultar o profissional que a prescreveu.
    Se você tiver febre, gânglios inflamados, dor de garganta, erupção no corpo, dores musculares, dor de cabeça ou diarréia, consulte imediatamente o seu médico e conte que você manteve relação sexual sem se proteger com preservativo.
    Nunca se esqueça, use camisinha sempre!

Um comentário: