sábado, 16 de julho de 2011

Angústia

    De repente, bate aquele aperto no peito! É como se uma mão entrasse dentro de você e apertasse seu coração. Em seguida vem uma sensação de opressão, de medo e um sopro gelado. Em alguns momentos, você está bem e essa sensação surge do nada. Em outros, está associada a alguma preocupação ou sensação de insegurança. Se você vive um momento confuso ou difícil, a angústia pode se instalar na sua mente.


    Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por um abafamento, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma. Na moderna psiquiatria, a angústia é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos. A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumaticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Angústia quando a integridade psíquica está ameaçada, também costuma-se haver angústia em estados paranóicos onde a percepção é redobrada e em casos de ansiedade persecutória. A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas).
    A angústia pode ser um sinalizador para a depressão. Pessoas deprimidas sentem angústia e a ansiedade pode surgir de repente. A ansiedade está associada à respiração também. A pessoa ansiosa respira muito rápido ou sente uma sensação de sufocamento, "peito apertado". Geralmente, a angústia está associada à depressão e algumas pessoas são predispostas a sofrer de angústia periódica. Nem sempre quem sente angústia ocasionalmente, sofre de depressão. A angústia pode ser uma manifestação da ansiedade. A ansiedade é o receio do futuro.
    A ansiedade é um recurso utilizado por nós para nos preparar, de certa forma para acontecimentos futuros. Quando temos uma prova, um encontro importante, uma decisão a tomar, podemos sentir esta sensação de apreensão. É o receio do novo e do inusitado. Nosso organismo lança mão de uma carga extra de adrenalina.
    Quando estas sensações surgem sem grande frequencia e são momentâneas fazem parte do cotidiano do ser humano. Não podemos controlar os acontecimentos e isso gera medo. Podemos controlar nossas emoções; isso é tranquilizador. A angústia pode estar associada a causas psicológicas como: traumas, complexos, meio ambiente repressor ou desgastante podem desencadear sensações de opressão. O problema é quando ela se torna constante e duradoura, nesse caso ela pode desencadear vários problemas físicos, emocionais e sociais. O portador deve tentar encontrar uma forma de lidar com ela, se não conseguir o ideal é que se procure um profissional de saúde, como um psicoterapeuta ou um psicanalista.  
    Uma vida saudável feita de pensamentos sadios e atividades produtivas, tem como efeito, emoções também sadias. Como estão seus relacionamentos, sua vida em família, seus desejos e problemas? Procure se autoconhecer para tentar disciplinar seus pensamentos.
                                                            Baseado em Artigos do site Spiner e do Portal Saudeintegral

Nenhum comentário:

Postar um comentário