sexta-feira, 8 de julho de 2011

News of the World terá última edição neste domingo

    O jornal de domingo mais lido da Grã-Bretanha vai ser fechado por causa de um escândalo. O tabloide "News of the World" é acusado de grampear criminosamente os telefones de milhares de pessoas.
    O "News of the World" deixará de ser publicado depois de quase 170 anos de circulação. O tabloide sempre se gabou das revelações bombásticas sobre a vida de políticos e celebridades. Mas a maior revelação mesmo é a maneira como o jornal conseguia esses furos.
    Segundo a Scotland Yard, polícia metropolitana de Londres, mais de 4 mil pessoas podem ter tido os telefones grampeados ilegalmente por detetives a serviço do jornal. Um deles chegou a apagar mensagens da caixa postal de uma jovem de 13 anos, assassinada em 2002, o que levou a família a acreditar que ela continuava viva.
    Entre as vítimas havia também parentes de soldados mortos no Afeganistão e no Iraque. O jornal ainda teria pagado propina para que policiais revelassem detalhes de investigações sigilosas.
    Andy Coulson, editor do tabloide até 2007, chegou a ser porta-voz do primeiro-ministro David Cameron. Pediu demissão no início do ano, quando as denúncias contra o jornal aumentaram. Mas Coulson sempre negou envolvimento.
    O "News of the World" é a versão dominical do tabloide "The Sun" e faz parte do grupo do magnata australiano Rupert Murdoch, que controla publicações respeitadas, como o "Times", de Londres, e o "Wall Street Journal", o principal jornal financeiro dos Estados Unidos.
    A direção da News International declarou que práticas como essas são inaceitáveis. Mas, segundo comentaristas de jornais concorrentes, tudo não passaria de uma jogada para preservar a reputação da empresa. É que os maiores anunciantes já haviam retirado a publicidade do tabloide. O grupo não confirma, mas também não nega que poderá criar um novo jornal dominical, com o nome "Sunday Sun". Ou seja, o fechamento do "News of the World" pode ter sido apenas "para inglês ver".

                                                                                      Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário