quinta-feira, 14 de julho de 2011

E quando o Consumo se torna Doença ?!

    Quando o dinheiro e o consumismo viram sinônimo de felicidade e a sua falta significa desamparo e falta de amor, a vida se torna um fardo muito pesado. O ato de comprar muitas vezes não está relacionado simplesmente a aquisição de bens para o consumo. As compras são usadas como uma forma de compensação de frustrações ou a solidão.
    Estourar o orçamento repetidamente, se endividar comprando coisas supérfulas e comprar mesmo sabendo que não poderá pagar é considerado um vício, semelhante a dependência química. Esse transtorno é uma doença, denominada oniomania (aquele que necessita comprar assim como o dependente químico necessita da droga). Cada vez mais, é maior o número de pessoas que procuram ajuda psicológica ou psiquiátrica para controlar o consumo compulsivo. O desejo incontrolável de gastar tem tratamento, que é feito com acompanhamento psicológico. Há também os grupos de apoio, como o Devedores anônimos, que auxiliam e dão suporte ao dependente. Mas assim como em todos os vícios é fundamental que a pessoa reconheça que está doente e que precisa de ajuda.
    Essa compulsão leva as pessoas a desprezarem seus valores e corromperem seu caráter, e a ignorarem sua situação financeira. Elas vivem num estado de fascínio e até de hipnose. Muitas pessoas destroem casamentos, amizades, ou outro tipo de relação e ainda se colocam em difíceis situações devido às más condições financeiras provocadas por tal compulsão.
    O oniomaníaco deve cancelar todas as formas de crédito, como cheques e cartões de crédito, além disso o ideal é que alguém da família ou um amigo próximo assuma o controle das finanças da pessoa. Assim como todo dependente, os consumidores compulsivos demoram a admitir seu vício. No caso deles é singularmente mais difícil, porque fazer compras é uma atitude bem vista e incentivada pela sociedade. A causa do consumo compulsivo é uma conjunção de fatores biológicos e psicológicos somadas ao marketing pesado das empresas vinculados principalmente através dos meios de comunicação.
    A maioria das pessoas que sofre com a oniomania, compra desenfreadamente numa tentativa desesperada mascarar o que realmente sentem, para os outros e para si mesmo. Tenta passar uma imagem de uma pessoa feliz, poderosa e bem resolvida, quando na verdade, lá no fundo é bem o contrário. Elas sentem um vácuo na alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário