terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuidando do seu Piercing

    O piercing sempre foi utilizado por diversos povos, desde a era antiga.  No antigo Egito, membros da família real colocavam o piercing no umbigo. Os antigos maias praticavam a arte da perfuração, furando os lábios, o nariz e as orelhas. Os papues da Nova-Guiné, por exemplo, centram a sua decoração no nariz, as decorações corporais, servem para conferir ao indivíduo as virtudes do animal de que provém esses adornos. Para os esquimós do Alaska, o piercing do lábio significa o momento da transição para o mundo adulto e significa que a criança se tornou um caçador. Na Índia é muito comum, sobretudo as mulheres, furarem o nariz, o septo nasal e as orelhas. O piercing da ala do nariz é proveniente da Índia, onde se reservava às castas mais altas, já o septo nasal perfurado é originário da Nova-Guiné.  
    Piercings, assim como as tatuagens, é uma forma de modificar o corpo humano. De deixá-lo diferenciado, ou mais belo. Para colocar o piercing, normalmente fura-se a pele a fim de introduzir peças de metal esterilizadas. Existem diversos materiais para as jóias. Apesar de normalmente se dizer que o mais indicado é o aço cirúrgico, tal não é verdade. O ideal seria usar material como o Titânio ou o Teflon por serem menos reativos e assim produzirem uma menor resposta imunológica, tendo uma menor chance de uma alergia ou inflamação. Não é recomendavel o uso de ouro, especialmente nos primeiros meses, até a cicatrização, pois dependendo do sistema imunológico da pessoa, pode ocasionar alguma reação alérgica.  


    Existem várias recomendações a serem seguidas por quem colocou piercing, principalmente na etapa de cicatrização, elas são cruciais para que não haja transtornos posteriores. Porém se a pessoa tomar os devidos cuidados dificilmente dará algum problema. Estes são os cuidados:
- Lave as mãos com sabonete anti-séptico sempre antes de tocar no piercing.
- Se o piercing for na boca, lave-a com anti-séptico bucal diluído em água após as refeições.
- Limpe o piercing com os produtos adequados somente duas vezes por dia, na fase de cicatrização.

- Não permita que outras pessoas toquem em seu piercing sem lavar as mãos.
- Evite sauna, piscina, banho de mar, lagoa e excesso de sol.

- Atritos causados por roupas apertadas, pesadas ou movimentos excessivos podem causar quelóides. Isso forma um vermelho escuro ao redor do piercing, podendo levar até a rejeição.
- O piercing só pode ser trocado ou retirado quando o local perfurado já estiver completamente cicatrizado, caso contrário, na hora da introdução o piercing pode ferir, ou até orifício pode fechar.
- Evite roupas justas e sintéticas que fiquem em contato com o piercing, pois dificultam a respiração da pele.
- Não submeta seu piercing a nenhum atrito.
- Estresse, má alimentação, uso de drogas e álcool ou doença podem prolongar o período de cicatrização.
- Não deixe o local perfurado ter contato com fluidos de outras pessoas, como suor, saliva, secreções, sangue, etc.
- Deixe longe de seu piercing, cosméticos, bronzeadores, perfumes, roupas de cama sujas, aparelhos de telefone ou qualquer objeto de uso público. As infecções são causadas pelo contato com bactérias e fungos que podem estar em qualquer lugar.
- Para limpar o piercing, utilize um sabonete anti-séptico indicado pelo profissional e aplique sobre o local, girando lentamente a jóia. Certifique-se que não ficou nenhum resíduo ou secreção.
- Só toque no piercing quando estiver limpando.
- Para a cicatrização dos piercings bucais, chupe gelo e beba água gelada nos três primeiros dias. Evite beijos e alimentos fortes, muito salgados ou apimentados.
- Não aplique sobre o piercing álcool, água oxigenada, mertiolate, mercúrio e pomadas que não sejam indicadas por um profissional. 

    Qualquer dúvida que você tenha, ou se algo estiver anormal, entre em contato urgente com o profissional que colocou o piercing. Não fique na dúvida. 

Josh Farro

Nenhum comentário:

Postar um comentário