quarta-feira, 11 de maio de 2011

Suor colorido ?

    O suor é uma das formas que o corpo tem de manter sua temperatura interna equilibrada. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas em nosso corpo, as glândulas écrinas e as glândulas apócrinas. As glândulas écrinas são encontradas em toda superfície do corpo ,especialmente na testa, palma das mãos e sola dos pés e excretam principalmente água e sais. Essas glândulas desempenham um importante papel na regulagem da nossa temperatura interna. Já as glândulas apócrinas são encontradas ao redor dos órgãos genitais, mamilos e axilas e são desencadeadas por respostas emocionais. Contém água, gordura e resíduos de nosso metabolismo corporal.
    O suor, as vezes, pode vir a possuir colorações, conhecido como cromidrose. A Cromidrose é uma rara condição na qual a pessoa excreta suor com colorações. A quantidade, localização e cor do suor excretado ajudam a diagnosticar o tipo de cromidrose.
    O diagnóstico de cromidrose apócrina é simples. O Dermatologista examina o suor e a roupa manchada com a lâmpada de Wood (espécie de luz negra), a lipofucsina fica fosforescente na luz, revelando sua causa. Não requer tratamento, não é uma doença é uma situação individual. Há pessoas que apresentam predisposição genética para produzir suor colorido, é mais comum na raça negra, surge na puberdade e desaparece 15 a 20 anos depois. Outra causa de manchas azuis ou verdes nas roupas, pode ser por causa da interação do suor com os diferentes tipos de tecidos e cores dos mesmos (a roupa desbota na pele).
     Há situações em que não é necessário alarmar-se, e há também situaçoes em que sigmifica que algo não está bem e necessita de um acompanhamento médico.
Manchas brancas - é o resultado da cristalização do sal presente no suor (a água evapora deixando o sal na roupa).
Situações onde não é necessário tratamento:
- Suor alaranjado; normalmente aparece quando se está fazendo algum tratamento com alguns tipos de antibióticos como a rifampicina.
- Suor amarelado; O uso de vitaminas do complexo B pode deixar o suor nesta tonalidade.
- Suor avermelhado; A ingestão de alguns corantes integrados a alimentos.
    Nestes casos a suspensão da substância causadora, reverte os sintomas.
Situações em que deve-se procurar o médico
- Suor amarelo, vermelho ou marrom; A sua causa pode ser provocada por fungos ou bactérias. O tratamento com antimicóticos ou antibióticos orais e locais. As roupas também devem ser bem lavadas, para não oferecer riscos de transmissão.
- Suor preto; Pode ser causado por alguns tipos de câncer em estágio avançado, como por exemplo o melanoma.
- Suor azul; Contaminação por radiação ou metais, principalmente o cobre.
    Já nestes casos deve-se procurar atendimento médico ugente.

Um comentário: