segunda-feira, 16 de maio de 2011

Anabolizantes


    Os esteróides anabolizantes são drogas relacionadas a Testosterona, hormônio masculino fabricado pelos testículos. Os anabolizantes possuem vários usos clínicos, a sua utilização mais comum é a reposição da testosterona nos casos em que há um déficit na produção do mesmo.
    Além de seu uso para tratamentos médicos, ele aumenta os músculos, por isso é muito procurado por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física onde normalmente os esteróides são utilizados sem um acompanhamento médico e muitas vezes em altas doses. O maior problema do abuso dessas drogas não está com o atleta consagrado, mas com aquela pessoa que não tem um corpo escultural, e, anteriormente, não praticava nenhuma atividade física. Sua utilização para estes fins é proibida, além de causar sérios danos a saúde.
    Os principais efeitos do uso indiscrimado dos anabolizantes são: tremores, retenção de líquidos, dores nas articulações, aumento da pressão sanguínea, acne severa, diminuição do HDL e aumento do LDL, icterícia e tumores no fígado. Os homens podem ter os testículos reduzidos no tamanho, a contagem de espermatozóides também é reduzida, impotência sexual, infertilidade, calvície, ereção dolorida, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata. Nas mulheres pode ocorrer crescimento de pêlos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clítoris, voz grossa, diminuição de seios. E nos adolescentes leva a puberdade acelerada.
    O abuso de anabolizantes pode causar ainda, variações de humor e transornos de personalidade, como agressividade, ansiedade, confusão mental e esquecimentos, déficit de atenção, raiva, psicoses alucinações e até quadros depressivos. Usuários frequentes, tornam-se clinicamente deprimidos principalmente quando param de tomar a droga. E acabam se tornando dependentes física e psiquicamente.
    Os principais esteróides anabolizantes são oximetolona, metandriol, donazol, fluoximetil testosterona, mesterolona, metil testosterona. Os anabolizantes podem ser ingeridos, em comprimidos ou aplicados, em forma de injeções. É comum a combinação de diferentes esteróides, para que seu efeito seja mais intenso.
    No comércio brasileiro os principais medicamentos à base dessas drogas e utilizados com fins ilícitos são Androxon Durateston e Deca-Durabolin. Porém além desses, existem dezenas de outros produtos que entram ilegalmente no país e são vendidos em academias e farmácias. Muitas das substâncias vendidas como anabolizantes, são falsificadas e acondicionadas em ampolas não esterilizadas, ou misturadas a outras drogas. Alguns usuários chegam até a fazer uso de produtos veterinários à base de esteróides, estes nunca foram nem testados em humanos e sobre os quais não se tem idéia sobre seus riscos e efeitos quando usados em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário