terça-feira, 17 de maio de 2011

Juventude e Infarto

    O infarto é um mal que vem se tornando cada vez mais comum entre os adultos jovens. Antes normalmente ocorria apenas em idosos e sedentários obesos, hoje acomete também indivíduos aparentemente saudáveis, com idade entre 20 e 30 anos.


    As pessoas que têm histórico familiar de casos de infarto devem ficar mais atentos e começar a se prevenir o mais rápido possível, pelo fato de terem uma tendência maior de desenvolvê-lo. Outros fatores de risco também importantes são uso de drogas (e isso inclui as lícitas), à vida competitiva e ansiosa, a obesidade, o estresse, o sedentarismo, a alimentação inadequada e, uma vida emocional desequilibrada.
    Este último, recentemente, tem sido bastante destacado, pois, foi comprovado que estados depressivos acentuam e apressam os infartos,ou seja, baixa auto estima pode aumentar a probabilidade de ter um problema cardiovascular. Por isto, o fator emocional é considerado tão importante quanto o colesterol elevado, a pressão alta e o tabagismo.
    Sendo assim o ideal é que se evite situações estressantes, e fuja dos quadros depressivos, além de ter  hábitos saudáveis, uma dieta adequada, praticar exercícios físicos e evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário