sábado, 23 de abril de 2011

Xô Foliculite

    Você sabia que o uso prolongado de calças apertadas, principalmente jeans, pode ser um dos causadores da foliculite? Para quem não sabe, foliculite é uma inflamação no folículo capilar, o lugarzinho onde nasce o pelo, e pode ser muito mais comum do que muita gente pensa. Esta inflamação normalmente ocorre após uma tentativa do pelo "sair para fora da pele e não conseguir", explica a dermatologista Miriam Sabino.
    O problema pode ocorrer devido a pequenos atos que passam despercebidos no nosso dia-a-dia. “Atrito das roupas, depilação por lâmina ou cera e qualquer outra situação em que seja gerado um espessamento superficial da pele fazendo com que o pelo não consiga crescer naturalmente e fique preso dentro do folículo, também existe a possibilidade de uma contaminação por bactérias ou fungos que possam gerar esse espessamento”, esclarece a médica.
    Existem vários tipos de inflamação, da leve até a grave, se for uma inflamação leve, pode não haver sintomas, mas a pessoa consegue ver os pêlos "encravados". A medida que a inflamação piora os sintomas vão de uma leve coceira e/ou ardência, até uma dor leve, moderada a intensa. Nos quadros mais graves há vermelhidão e calor local podendo ficar bem "inchado" e chegando até a um quadro sério que necessita a intervenção do médico para o esvaziamento da coleção de pus.
    As orientações dependem um pouco da causa da foliculite. Como os mais comuns são a foliculite pós-depilação e pela quebra dos pêlos pelo uso de calças muito justas, orienta-se as pacientes sobre a causa. Quando o quadro é leve, o dermatologista prescreve sabonetes específicos ou até alguns tipos de ácidos.
    Para a barba, a orientação é a mesma, lembrando sempre que para fazer a barba é indicado respeitar a direção dos pêlos e não raspar contra os mesmos. Quando o quadro é mais grave é recomendado não depilar a região, somente cortar com a tesoura os pêlos. Há a possibilidade de um tratamento um pouco mais interessante que é a depilação dos pêlos a laser.
    Essa inflamação tem como ser curada e evitada de um jeito fácil. Precisa apenas de dedicação, como em qualquer outro tratamento e, claro, orientação médica. "As melhores opções são esfoliações químicas ou mecânicas. Dentre as químicas estão os peelings de ácido glicólico, salicílico ou mandélico - que são realizados exclusivamente em clínicas por profissionais capacitados.
    Em casos mais graves, a foliculite tem que ser tratada por remoção de pelos a laser, afirma a dermatologista Miriam Sabino.
    Alguns quadros de foliculite podem desaparecer sozinhas, porém, esses quadros mais graves e aqueles que "voltam" toda hora necessitam um tratamento preventivo e médico adequado, além do tratamento de manutenção.

                                                                                        Fonte: Portal Derma.web

Nenhum comentário:

Postar um comentário