domingo, 10 de abril de 2011

Mitos e Verdades sobre a Ressaca

    Quando o assunto é excesso de bebida alcoolica há muita especulação, principalmente sobre o que fazer com a tão imcômoda ressaca. Quando um da turma passa da conta, todos os outros começam a dar mil e uma idéias sobre o que fazer. Alegando que já fizeram isso ou aquilo e surtiu resultados, porém muitas vezes foi simplesmente uma coincidência ou até uma impressão de melhora. Pois bem, hoje posto aqui alguns mitos e verdades a respeito do que intensifica a ressaca e do que fazer quando você ou seu amigo (a) passar de conta.


    Misturar bebidas dá ressaca? Mito! Beber muito álcool intoxica o organismo e dá a sensação de mal-estar da ressaca, mas segundo os médicos é uma questão de adequação. Muitas vezes a pessoa está acostumada com um tipo de bebida e sabe seu limite. Ao experimentar outra bebida, acaba perdendo a mão e fica bêbada.
    Beber de estômago vazio faz a pessoa ficar bêbada mais rápido? Verdade! A comida retarda a absorção do álcool e a consequente intoxicação que provoca a ressaca.
    Mulheres ficam bêbadas mais rápido que homens? Mito! Os homens têm uma área corporal maior e por isso processam uma maior quantidade de álcool, mas uma mulher grande também tem a mesma capacidade.
    Alternar álcool com água ou refrigerante evita a ressaca? Verdade! Esse truque faz com que a pessoa beba mais devagar e o organismo vá absorvendo o álcool aos poucos. Outra medida é colocar uma pedra de gelo na bebida.
    Algumas bebidas favorecem a ressaca? Mito! A concentração de álcool é maior nos destilados, mas quem bebe uma quantidade grande de cerveja também tem ressaca.
    Comer doces corta o efeito do álcool? Verdade! Com o açúcar o corpo funciona mais rápido, ajuda a quebrar as moléculas do álcool e ainda anima. Dá sensação de bem-estar.
    Só o refrigerante comum alivia os sintomas da ressaca? Mito! Os refrigerantes diet têm menos açúcar, substância que contribui para a quebra do álcool, então perdem para os comuns nesse quesito. Mas os diet com cafeína fazem a circulação sanguínea aumentar e promovem a sensação de energia. Como o estômago fica irritado com o álcool, a bebida gasosa o dilata e ajuda a abrir a passagem entre estômago e intestino, dando alívio.
    Comer massas ajuda a curar a ressaca? Verdade! O ideal depois da bebedeira é ingerir bastante líquido e alimentos leves porque o estômago já está irritado pelo álcool. A massa tem processamento rápido e pode ser incluída nesse S.O.S, mas tem que ter cuidado com o tipo do molho. Se for de tomate, ótimo. Folhas, legumes e frutas também são indicados, principalmente frutas, porque têm frutose e água. 
    Beber leite ou azeite antes do álcool previne a ressaca? Mito! A crença seria que azeite e leite fariam uma película gordurosa no estômago, impedindo a absorção do álcool. Além de não resolver, isso pode também irritar o estômago.


    Concluindo, evite exagerar na dosagem de bebidas alcoolicas, e também, evite fazer o uso frequente de das mesmas. E caso você necessite, lembre-se das dicas acima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário