domingo, 24 de abril de 2011

Jeans


    A jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, esse era um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova, na Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob David. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.
    Cores escuras, em geral, enxugam as medidas. Mas isso não quer dizer que uma mulher com quadris largos não possa usar um jeans claro, desde que invista em um corte que a favoreça (o reto favorece todas). Se preferir calças claras, que sempre agregam volume, escolha as que tenham laterais um pouco mais escuras. O detalhe vai deixá-la mais alta e elegante.
    A cintura baixa é a responsável pelos maiores deslizes com o jeans. Normalmente fica legal somente em altas e magras. É um pecado deixar os pneuzinhos caindo por cima do cós da calça. Para compensar a impressão de encurtamento das pernas, prefira jeans escuros e sapatos de salto.
    Modelos que afunilam no tornozelo (tipo skinny) caem bem apenas em donas de pernas longas e quadris estreitos. E pegam muito mal em mulheres de quadris largos e com cintura marcada.
    As calças com cintura alta voltaram e já recheiam lojas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Mas cuidado na hora de usá-las. Embora favoreçam o tipo padrao de corpo brasilleiro, como devem ser justinhas, só caem bem em mulheres com corpo proporcional (tronco do mesmo tamanho das pernas). É que o cós alto aumenta os quadris e o bumbum, encurta o tronco e cria uma cintura intermediária.
    Sempre use o provador! O teste do provador mostra se a calça está na medida. Agache e, principalmente, sente-se. Se a peça estiver muito apertada, peça um número maior. E veja a parte de trás. Ao sentar, se o “cofrinho” aparecer, é melhor trocar de modelo.


    Agora conheça alguns tipos e cortes:
Tradicional: Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pochets por possuir cinco bolsos, três na frente e dois atrás. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas. 
Boot cut: Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça.Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.

Antifit: Ela tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo.Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.
Wide leg: Tal como os jeans boot cut, a cintura do jeans wide-leg cai cerca de dois a quatro dedos abaixo da sua cintura natural. Este tipo de jeans é excelente para um look mais casual e mais relaxado. Os bolsos de trás das calças costumam ser bastante largos, e situam-se um pouco mais abaixo que os bolsos de outros cortes. Este tipo de jeans pode ter a mesma largura em toda a perna ou ser um pouco mais apertado na zona do tornozelo. Se gosta deste tipo de jeans tenha em atenção que não os deve usar se tiver uma estatura baixa, pois diminuem a altura de quem os usa, tornando-o ainda mais baixo.
Tight Fit ou Slim Fit: com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.
Cigarrete: modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.
Skinny: Modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a Legging, porém de tecido Jeans.
Oversized ou Boyfriend: é o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.
Capri: É um tipo de calça de comprimento logo abaixo do joelho, como se fosse uma “bermuda” justinha ao corpo ou então uma calça “mais curta”. Ideal para dias quentes e para quem preza pelo conforto. Contudo, as baixinhas devem fugir deste tipo de modelagem, pois encurta a silhueta.
Cintura baixa: Estes jeans usualmente assentam na zona das bacia, cerca de 4 a 5 dedos abaixo da sua cintura natural. Os jeans de cintura baixa podem ter os cortes straight cut, slim fit, ou bootleg/wide leg. O ideal é usa-los com uma camiseta mais comprida para evitar acidentes quando se abaixar.
Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado – a calça dos anos 80.
Cargo: É uma calça com modelagem utilitária. Há vários bolsos e compartimentos, sendo mais confortável também por conta de sua modelagem ampla.
Boca de sino: Modelagem muito usada nos anos 70 em calças de tecido denim ou outra sarja. Possui as pernas ajustadas ao corpo até a altura dos joelhos, a partir ela vai se alargando até as barras que ficam bastante amplas.
Calça Pantalona: Semelhante as boca de sino, porém a largura das pernas é bem ampla em todo seu comprimento. Começa pouco lagra em cima e vai abrindo na forma de um A, até a barra.
Cenoura: Uma calça mais folgada em cima – no bumbum e no gancho – e ajustada na parte de baixo, nas pernas. Foi a grande aposta do Inverno 2009 brasileiro.  
Saruel:
A calça que possui o gavião na altura dos joelhos. Pode ter as pernas ajustadas – dos joelhos para baixo – ou não. Este tipo de calça foi bastante visto nos desfiles de verão e a moda perdura para o Inverno 2009.
Macacão: Uma das novidades fashion é o retorno do macacão jeans, que se caracteriza por ter a calça unida à parte de cima, tornando a roupa uma única peça.
Alfaiataria: É a calça jeans com inspiração na alfaiataria tradicional, ou seja, a calça apresenta bolsos tipo faca, corte mais retos e pregas. Pode ou não ter uma lavagem mais moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário