terça-feira, 5 de abril de 2011

Depile-se em casa

    Um dos pesadelos da anatomia humana são o terríveis pêlos, homens e mulheres lutam para livrar-se deles. A depilação é uma das formas mais comuns de extraí-los. Quem gosta de fazer tudo dentro de casa tem a opção de se depilar com cera, é um dos métodos mais prolongados e baratos. Existem ceras frias e quentes no mercado, mas qualquer um pode fazer a sua em casa também.
Você precisará de:
- 1Kg de Açúcar
- Suco de Um Limão
- Uma Xícara de Água
    Preparo e utilização:
1º: A cera fria pode ser feita com um quilo de açúcar, o suco de um limão e uma xícara de água. Os ingredientes devem ser misturados numa panela e levados ao fogo até atingir o ponto de bala – se levantar uma colher da mistura, um fio deve seguir o movimento até uns 10 cm de altura.
2º: Após esfriar, a cera deve ser espalhada numa tira de plástico, papel celofane ou pano, ainda morna. Há quem prefira espalhar a mistura na própria área a ser depilada. O importante é lembrar-se de desinfetar toda a pele com álcool e deixar secar antes de aplicar o produto.
3º: A seguir, faça o plástico/papel aderir ao formato da pele dando leves tapinhas, como se fosse um durex, procurando não deixar bolhas de ar. Quando for puxar, faça como se estivesse arrancando um curativo: rápido e de uma só vez, e sempre no sentido contrário ao crescimento dos pelos.
4º: Um ponto-chave da depilação com cera é a desinfectação da área a ser depilada, tanto antes como depois. Também se deve evitar a luz solar durante a depilação para que o suco do limão da receita não manche a pele.
5º: A mesma mistura pode ser usada igualmente para a depilação com cera quente, sendo preciso manter a mistura aquecida o tempo todo. Uma dica é manter o produto em banho-maria. Como este método vai abrir os poros, o resultado pode ser mais eficaz e a depilação durar uns 20 dias. Mas para isso é preciso deixar os pelos crescerem um pouco mais, o que pode atrapalhar os planos do fim de semana. O processo é praticamente o mesmo da cera fria: desinfetar a área desejada, aplicar a cera, puxar de uma só vez.
6º: O processo pode ser mais doloroso, portanto é indicado ter alguém que puxe o plástico. Este tipo de depilação é o mais indicado para as áreas mais sensíveis do corpo, como o rosto. Após o tratamento, deve-se usar um hidratante para ajudar a pele a descansar.
    Quanto mais natural for a cera, melhores os resultados a longo e curto prazos. Há quem passe talco na área a ser depilada para que a cera tenha maior aderência. A cera aplicada diretamente na pele deve seguir o sentido que os pelos nascem – e retirada no sentido contrário. É preciso ainda evitar o uso de óleos e cremes hidrantes por algumas horas antes de começar a se depilar. Por último, é preciso manter a pele sempre tratada com hidratantes para que não apareçam pelos encravados posteriormente. Como eles são retirados pela raiz, quando nascerem novamente virão mais fracos. Se a pele estiver ressecada, áspera ou desidratada, os pelos terão dificuldade em romper a pele para aparecerem novamente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário