sábado, 5 de março de 2011

Ingleses explicam porque o álcool torna as pessoas "mais bonitas"

    Cientistas britânicos afirmam ter descoberto o motivo que leva as pessoas a acharem outras mais atraentes depois de alguns drinques. A causa, dizem, estaria ligada ao efeito degradante do álcool sobre a área do cérebro responsável por captar a simetria dos rostos. O resumo do estudo foi publicado no site Discovery News.

 Shutterstock

    Segundo os pesquisadores da Universidade de Roehampton, de Londres, Inglaterra, todo ser humano considera, por natureza, a simetria facial como algo bonito, agradável. Quando o nível de álcool no sangue aumenta, porém, o cérebro humano é "confundido" e passa a acreditar que muitas das pessoas ao redor possuem rostos mais simétricos.
    A conclusão surgiu depois de experimentos feitos com 64 estudantes londrinos. Cada um teve que observar, primeiro, vinte pares de rostos numa imagem - um simétrico e outro assimétrico – e dizer qual dos dois era mais atraente. A seguir, os cientistas passaram vinte representações com um único rosto, que deveriam ser nomeadas como "simétrico" ou "assimétrico" pelos participantes.
    O resultado apontou que estudantes alcoolizados tiveram dificuldade em fazer suas escolhas, enquanto os sóbrios tiveram uma clara preferência por faces simétricas. Outra constatação –  sem explicação científica – foi que as mulheres estão mais propensas a perder sua capacidade de detectar a simetria do que homens.
Para o cientista Lewis Halsey, um dos membros da equipe que conduziu o estudo, a variação de intensidade dos efeitos do álcool conforme o sexo da pessoa foi uma surpresa. Contudo, uma das explicações plausíveis para isso, deduz, é que os homens são mais estimulados pelo que vêem do que as mulheres. De acordo ele, um novo estudo buscará mais explicações sobre os resultados.
                                                                              Fonte: Portal Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário