sexta-feira, 4 de março de 2011

Fique mais bela (o) dormindo

    Dormir bem é fundamental. É durante o sono que o organismo se renova e produz hormônios que controlam o metabolismo energético e a regeneração celular. A microcirculação superficial da pele aumenta nesse período, para eliminar os radicais livres acumulados durante o dia, e ela fica mais suscetível aos efeitos de hidratantes, antirrugas e cosméticos capilares. Também é nesse momento que o corpo produz hormônios importantes para a beleza a longo prazo: o GH, ou hormônio de crescimento, que, entre outras funções, ajuda a manter o tônus muscular; e o cortisol, produzido de manhã para dar energia.
    Mais do que a quantidade de horas, é a qualidade do sono que importa, especialmente da fase REM o sono profundo. Quando não entra nessa fase, o organismo produz neurotransmissores e proteínas de forma anormal, desregulando muito os hormônios. A pele perde o viço e a elasticidade, e o corpo tende a armazenar gordura abdominal. A oleosidade da pele também é aumentada


Limpeza geral
    Dormir sem limpar a pele é quase uma heresia. À noite, os poros têm que estar desobstruídos, para aproveitar esse momento de faxina metabólica. Isso vale mesmo para quem não usa maquiagem, porque a poluição atrapalha a regeneração celular. 
A pele tem sede
    Durante a madrugada, a circulação sanguínea diminui, e também a reposição de líquidos da pele e a transpiração. Por isso, é comum acordar com a pele seca e sem viço. Para o corpo, os melhores hidratantes são os que contêm ureia, lactato de amônia, ceramidas, ácido hialurônico e ômegas 3 e 6. Também vale cobrir os pés com filme plástico depois de passar bastante creme e dormir de meias. No dia seguinte, o pé está novo em folha.
É bom aplicar um antioxidante no rosto, para eliminar os radicais livres.Outra vantagem dos cremes noturnos é que, sem as interferências externas, como poluição e exposição sola, seu aproveitamento é melhor.
Sem bolsinha
    O ato de piscar funciona como uma "fisioterapia" natural, garantindo a circulação da área ao redor dos olhos. À noite, com os músculos relaxados, a drenagem não acontece, e o líquido se acumula na região. Os radicais livres formados durante o dia pioram o inchaço, por isso os cremes ricos em antioxidantes, como as vitamina C e E são os mais aconselhaveis
Mente sã
    Para entrar de cabeça na fase REM de sono mais profundo e reparador o ideal é que se pratique 20 minutos de meditação antes de dormir. Assim voce prepara o cérebro e o corpo para conseguir um sono de qualidade. É preciso evitar atividades estimulantes, como assistir TV e fazer exercícios, perto da hora de ir para a cama. Luzes no quarto e bebidas com cafeína e álcool também atrapalham.
Fios de seda
    A mesma perda de água da pele acontece com os cabelos. Finalizadores noturnos com silicone são boas saídas: ao hidratar, domam fios rebeldes. Só não é aconselhado dormir com os cabelos presos ou com toucas.
Massagem
    Em vez de espalhar o creme de qualquer jeito, o ideal é uma massagem simples, que melhora a circulação e reduz o inchaço do rosto todo. Na área dos olhos, coloque uma gota do creme na pálpebra inferior e comece o movimento circular em direção ao nariz, subindo para a pálpebra superior, seguindo a linha da sobrancelha.
No resto do rosto, a dica é fazer movimentos circulares de baixo para cima e de dentro para fora. Além de distribuir melhor o creme, isso estimula a circulação e melhora a tensão das fibras colágenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário