quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tenho que economizar durante as férias? E agora!

    Janeiro é mês de férias e de calor intenso. E é, justamente, nesta época do ano que a maioria das pessoas busca aproveitar ao máximo, combinando o descanso com as altas temperaturas da estação. No entanto, é preciso atenção para não se endividar durante este período. Confira algumas dicas:


1ª: Planeje seu orçamento detalhadamente. Reserve uma quantia para os gastos com viagens e passeios. Não se esqueça de contabilizar gastos como pedágios e presentes.
2ª: Antes de viajar, não se esqueça de fazer uma pesquisa sobre as passagens e a hospedagem. Na maioria das vezes, a estadia em uma praia vizinha pode representar uma boa economia.
3ª: Diminua os custos com o frigobar do hotel, comprando refrigerantes e guloseimas fora do seu local de hospedagem.
4ª: Caso leve crianças, é bom deixar a criançada ciente do limite de gasto nas férias. Os especialistas recomendam dar uma mesada e estabelecer o valor como o teto.
5ª: Optar pelo aluguel de uma casa de veraneio pode ser mais econômico, mas dê preferência para aquelas indicadas por amigos ou parentes. Esta será a garantia de que o imóvel se encontra em boas condições e que não terá surpresas durante a viagem.
6ª: Cartões de crédito, cheque especial e financeiras têm alguns dos juros mais elevados do mercado, portanto, tente não fazer dívidas desse tipo para se divertir. Separe pelo menos 10% da sua renda para imprevistos como problemas no carro ou visita inesperada de parentes e amigos.
7ª: Se você ou seus filhos são do tipo consumistas evitem ir a shopping centers para não cair em tentação.
8ª:Procure andar a pé caso a distância do local onde você está hospedado e seu destino for pequena, assim você economiza e ainda queima algumas calorias.
9ª: Uma boa maneira de economizar no transporte é juntar os amigos e fazer a viagem em um único carro ou mesmo alugar uma van para fazer este translado. Muitas vezes pode sair mais em conta do que pagar pelas passagens individuais.
10ª: Se a opção for ficar em casa, cuidado com o aumento dos gastos como energia elétrica e água. Manter o ar condicionado desligado durante o dia e diminuir a quantidade de banhos já ajuda a manter as contas equilibradas.
11ª: Cuidado com as visitas durante as férias. Se você receber visitas durante algum período, deixe claro qual é o seu orçamento e a sua disponibilidade de tempo para evitar surpresas no final do mês.
    O segredo para não estourar o orçamento durante as férias é realizar um planejamento de tudo que será feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário