quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dicas para economizar nas compras de fim de ano



    Para não entrar no ano novo endividado, o importante é quitar as dívidas com o 13º salário. Se essa é a sua intenção, provavelmente sobrará uma quantia menor para gastar com presentes. Veja as dicas para não estourar o seu orçamento.
1ª: Anote as despesas extras como os impostos, IPTU, IPVA e compra de material escolar. Com estes dados levantados separe o dinheiro que poderá gastar nas festas natalinas, assim você não terá problemas de dinheiro no começo do ano.
 2ª: Planeje o valor máximo a gastar em presentes e compras de Natal. Escolha presentes mais baratos e não ultrapasse o valor programado.
 3ª: Uma boa solução para gastar menos é organizar reuniões de amigo secreto nos diversos grupos que você participa (família, trabalho, amigos). Com isso, todos recebem presentes e você não terá que gastar muito comprando presentes para todos, além de garantir a confraternização.
 4ª: Não deixe as compras de Natal para a última hora. Algumas lojas aproveitam a correria de fim de ano e inflacionam os preços.
 5ª: Invista em embalagens de presente bonitas e bem elaboradas. Uma embalagem bonita impressiona muito, mesmo que em seu conteúdo traga apenas uma "lembrancinha".
 6ª: Converse com os convidados da ceia de Natal previamente e organize a lista de coisas que cada um pode trazer para colaborar.
 7ª: Use e abuse das frutas da estação. Prepare uma mesa frutal bem colorida: além de ficar bonito e saudável, sua ceia ficará mais incrementada.
    Importante: Tome cuidado com os gastos de fim de ano, pense detalhadamente em todas as compras e se prepare. Não compre aquilo que não conseguirá pagar e nem faça dívidas muito longas. Não se arrisque e evite futuras preocupações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário