sábado, 19 de novembro de 2011

Sexo na Adolescência

    A relação sexual é algo muito visado, principalmente na adolescência, quando os hormônios estão à flor da pele, o adolescente está descobrindo o seu corpo. Esse já um assunto batido, chega a ser enfado, porém é importante que este seja ensinado, pois sempre o que há o que ser aprendido.


    A adolescência é o momento onde as atrações se afloram e todos partem para a conquista de um parceiro(a). Nada mais natural que meninos e meninas voltarem-se para essa necessidade na vida de todo ser humano. Este é momento em que o sexo é mais almejado e explorado, pois é nessa época que eles estão se descobrindo, tudo é novo e soa como desconhecido, daí vem a exacerbada curiosidade. Tudo é muito normal e também muito fácil, onde muitas vezes, somado à falta de experiência e conhecimento, podem trazer transtornos futuros.
    Assim, é imprescindível que os adolescentes sejam instruídos e orientados, preferencialmente pelos pais,  uma boa orientação pode livrá-los de dores de cabeça futuras. É muito importante mostrar-lhes todos os riscos que se corre com relações sexuais mal direcionadas, onde não são tomadas as devidas precauções, pois os jovens comumente são deveras avoados e inconsequentes, alheios aos riscos futuros. Uma possível gravidez, contrair doenças, envolver-se com pessoas que nada tem em comum e muitas outras situações infortúnias que acabam afetando o bem estar da família, e podem findar com um futuro promissor, ou até com a vida do envolvido.
    A perda da virgindade ainda é tabu para muitos. Ela é um marco importante o adolescente, como um rito de iniciação sexual. Ela pode ser vivenciada com orgulho ou com culpa, ou ser indiferente, isso vai depender  de vários fatores, se a pessoa está preparada, seu estado psicológico, educação e criação que recebeu da família, personalidade, etc. Inicialmente, eles buscam apenas envolvimento sexual, testando suas novas capacidades e reações frente a sensações antes desconhecidas. É a redescoberta do corpo, para só bem mais tarde virem a procurar um envolvimento afetivo.
    A masturbação faz parte da vida de uma esmagadora maioria das pessoas, desde a infância e, na adolescência, se intensifica com a redescoberta de sensações, tanto individualmente quanto em dupla ou em grupo. Ela é normal e até aconselhada, somente tocando-se, é possível conhecer todo o seu corpo, e as sensações obtidas. É comum aos adolescentes também apresentarem algum tipo de atividade homossexual, como exposição dos genitais, masturbação recíproca, ou comparação dos seios e dos genitais, em dupla ou em grupo, atividades estas consideradas absolutamente normais. Isso nada significa que eles são homossexuais.
    A adolescência sempre foi igual para todos, mas hoje, com meios de comunicação avançados e de fácil acesso, exposição excessiva de conteúdos diretamente ou indiretamente ligados ao sexo, e maior liberdade, tende a desenvolver e incitar mais, levando a relações sexuais cada vez mais precoces. O que requer mais atenção de pais e educadores. Uma coisa é fato, proibir e reprimir é sempre a pior decisão a ser tomada, até porque tudo o que é proibido excita mais. E sem falar que se sexo for proibido, eles o farão assim mesmo, de forma não planejada, despreparada e deturpada, o que pode trazer consequencias inenarráveis. O ideal é manter diálogo constante e boa orientação, só assim as chances de uma adversidade podem ser rematadas, ou ao menos, diminuídas. Para que ninguém venha a sofrer as consequências de atos impensados, os quais já são próprios da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário