quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Filhos vs. Namorado

    De repente você se separa, independente do motivo, toda separação é difícil. Depois de um tempo você supera. E algo mágico acontece, encontra um novo amor. Até aí tudo ótimo, porém há um pequeno problema, seus filhos não conseguem manter uma relação nem cordial com o seu novo parceiro. Amiga, eu não queria estar na sua pele! Essa é uma situação difícil, você não sabe o que fazer. É comum os filhos, principalmente os que estão na fase da adolescência, terem dificuldades para aceitar seu namorado como alguém de casa, normalmente estes, sequer superaram a separação dos pais.
    Esse fato deixa a todos tensos e infelizes, causando um pessímo clima em casa. Porém, com o tempo, seus filhos entenderão que você está feliz junto com seu novo parceiro, que ele a trata bem e também respeita seus filhos. Essas atitudes aos poucos farão com que seus filhos se conscientizem e aceitem que o mais importante é que sua mãe esteja feliz. Mas isso só acontecerá, caso o o seu parceiro tenha maturidade suficiente para lidar com essa fase inicial, pois se ele resolver bater de frente com eles e impor sua presença, a relação nunca irá melhorar, só se desgastará. O novo homem deve saber o seu lugar, deve saber que ele não é, e nunca será o pai dos seus filhos, e que de forma alguma deve almejar este posto, tampouco comportar-se como tal. Ele tem que saber os seus limites.
    O que o padrasto deve fazer, é tentar aproximar-se dos filhos, tipo como se fosse um amigo, mas sem forçar a barra, tudo com muita calma, se ele souber como fazer, com o tempo eles cederão, e podem vir a ser até amigos, ou pelo menos manter uma relação amistosa. Por outro lado, se ele resolver apontar erros, dar regras, ou ordens, e meter o nariz onde não foi chamado, jamais conquistará um posto de respeito, pois seus filhos acharão que ele quer ocupar um lugar que não lhe diz respeito, sem ter mérito algum para exercê-lo. Mesmo que esta não seja a sua intenção, apesar de parecer o contrário.
    Porém você não pode esperar que seu amado adivinhe tudo o que deve fazer, pois, assim como para seus filhos, esta é uma situação nova, e difícil, também para ele. A única forma desse relacionamento dar certo, é, desde o começo, conversar com ele. Explique como ele deve conduzir a situação, deixe bem claro que caso ele comporte-se como mais outra criança, tudo ficará pior. Mas com cuidado e sem fazer ele se sentir diminuído. Ensine qual é a postura necessária para que seus filhos o aceitem. Como você os conhece melhor que ninguém, dê algumas dicas de como conquistar cada um deles. Se tudo der certo, em pouco tempo sua família e seu parceiro poderão lograr de plena harmonia e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário