sábado, 1 de janeiro de 2011

Estudo afirma: memória feminina é melhor que memória masculina

    As mulheres costumam reclamar que seus parceiros esquecem tudo, principalmente datas comemorativas, como aniversários de namoro e casamento. Alguns homens, em contrapartida, garantem não ser tão esquecidos assim. Pois uma pesquisa inglesa acabou com as dúvidas: afirma que a memória feminina é melhor que a masculina.


    Para chegar a essa conclusão, os cientistas do Instituto de Educação da Universidade de Londres contaram com a participação de 10 mil pessoas aos 50 anos, incluindo escoceses, ingleses e gauleses. Todos fazem parte do estudo National Child Development, que os acompanha desde o nascimento.
    Os voluntários ouviram dez palavras e tiveram dois minutos para lembrar o maior número possível delas. Em seguida, precisaram listá-las depois de cinco minutos. As mulheres venceram os homens nos dois testes, com placares 5% melhores no primeiro e 8% no segundo.
    Elas foram mais ágeis na terceira etapa. A tarefa era riscar em um minuto mais letras "p" e "w" de um caça-palavras. A próxima atividade era nomear quantos animais conseguissem ao longo de um minuto. Nesse caso, houve empate.
    A diretora da pesquisa, Jane Elliott, disse ao jornal Daily Mail que essa diferença é perceptível também quando são controlados dados como quantas pessoas fumam, bebem e que tipo de trabalho fazem. Apesar de ser uma diferença pequena, ela existe, segundo a pesquisadora.
    Os resultados sugerem que essa diferença tenha uma causa biológica. Uma teoria é de que esteja relacionada aos níveis do hormônio sexual feminino estrogênio.
    Os pesquisadores pretendem retomar os testes nos próximos anos com o intuito de analisar o processo de envelhecimento. Eles esperam que as mulheres se saiam ainda melhor à medida que envelhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário