segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Nova pílula ajuda a previnir contágio de HIV em homens


    Pesquisadores norte-americanos anunciaram nesta terça os resultados de eficácia de um novo medicamento de prevenção à AIDS. Ingerida diariamente, a pílula Truvada reduziu em 44% o risco de contaminação com o vírus HIV em homens gays e bissexuais. Brasil e Estados Unidos estão entre os países que fizeram parte do teste.
    Ao todo, 2499 homens participaram do estudo. Metade deles tomou o comprimido Truvada, que contém as drogas tenofovir e entricitabina. A outra metade tomou um placebo. Após dois anos, cem casos de AIDS foram identificados, 36 no primeiro grupo e 64 no segundo. “Isso significa que a ingestão diária do Truvada reduziu o risco de contaminação pelo HIV em 43,8 por cento”, disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, que financiou o estudo.
    Esse é o terceiro grande avanço no tratamento da AIDS nos últimos anos. Em julho de 2010, uma pesquisa mostrou o poder de prevenção ao vírus de um gel para mulheres. Em 2009, outro estudo divulgou uma vacina que exerce efeito parcialmente protetor.
    É um avanço, provavelmente no futuro próximo teremos a cura da AIDS, porém, por enquanto a pílula não garante 100% o contágio do vírus HIV, então, use camisinha sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário