segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os contras do Beijo na Boca



    Beijar é uma coisa que (quase) todo mundo gosta, quando beijamos alguém uma explosão de emoções  dominam nosso corpo. Mas você sabia que um simples beijo é capaz de transmitir doenças? Pois pode sim, e a grande vilã é a saliva. Isso porque, a mesma, contém microrganismos causadores de doenças que são transmissíveis pelo beijo. Além disso, o mau hálito, as feridas no lábio e gengiva são um sinal de atenção para que o beijo seja evitado.
    Doenças como a Meningite, Tuberculose, Rubéola, entre outras, podem ser transmitidas através do beijo, porém, como são mais fáceis de ser diagnosticadas, geralmente o portador evita contato com outras pessoas para impedir a transmissão. O perigo está naquelas doenças que são difíceis de diagnosticar ou porque os sintomas são muito vagos ou, ainda, pelo período de incubação ser longo o que possibilita a transmissão de muitas doenças sem o conhecimento do portador. Por isso, beijoqueiros de plantão, tenham muita cautela antes de sair beijando geral por aí e fiquem ligados nas possíveis doenças que podem ser contraídas por causa de uma simples beijoca. São as principais:
- Mononucleose Infecciosa: é uma doença muito comum, causada normalmente, pelo vírus Epstein-Bar, mas, também, pode ser causada pelo vírus Citomegalovírus. Caracteriza-se por febre, amigdalite, aparecimento de ínguas no pescoço e axilas, e em alguns casos, aumento do fígado e baço. Porém, em muitos casos, a doença permanece assintomática. Sua transmissão se dá através do contato com a saliva contaminada pelo vírus na mucosa da boca e garganta da pessoa saudável (por isso ela leva o apelido  de doença do beijo). O vírus pode ficar incubado de 30 a 45 dias no organismo até o surgimento dos sintomas e, a pessoa irá carregá-lo para o resto da vida. Por este motivo, o vírus Epstein-Bar pode evoluir para uma doença proliferativa maligna (linfomas) envolvendo um tipo de glóbulos brancos – linfócitos B – célula esta que abriga o vírus causador da doença. Não há tratamento disponível para eliminar o vírus. Utilizam-se medicamentos para tratar os sintomas. 
- Herpes Simples: é uma doença viral causada pelo vírus do herpes tipo 1 que se caracteriza pelas temidas feridas dolorosas nos lábios e é altamente contagioso . Inicialmente surge um período de formigamento ou queimação nos lábios que posteriormente evolui para pequenas vesículas (bolhas) que com o seu rompimento, libera uma secreção cheia de líquido. Uma vez infectado, o Herpes Simples não tem cura e você terá que conviver para o resto da vida com os episódios recorrentes da doença. 
- Cárie: a cárie pode ser transmitida por um simples beijo. A bactéria causadora da cárie, o famoso Streptococcus mutans, é encontrado na placa dentária de pessoas infectadas, basta à troca de saliva para que essa bactéria passe para a outra boca. Também por isso é muito importante que se tenha uma adequada higiene oral, pois, através da escovação dos dentes e o uso de fio dental, a quantidade de bactéria na boca reduz significativamente. 
- Hepatite A: também conhecida por Hepatite Infecciosa, é uma doença viral transmitida principalmente por via fecal-oral. Embora seja menos comum, pode ser transmitida pelo beijo. O período de incubação varia de 28 a 30 dias, ou seja, neste período você pode transmitir o vírus sem nem imaginar que tenha a doença. É caracterizada por icterícia (pele e mucosas amareladas), febre, urina escura (cor de Coca-Cola), e fezes claras. Como toda doença causada por vírus, não tem tratamento específico, logo, recomenda-se repouso total, dieta alimentar e a não ingestão de bebida alcoólica. Geralmente evolui sem grandes complicações. 
- Hepatite B: diferente da hepatite A, a hepatite B é transmitida através do sangue. Além do sangue, o vírus pode ser encontrado na saliva, sêmen e secreções. Sua forma mais comum de transmissão é através de seringas contaminadas, transfusões de sangue e relação sexual desprotegida. Para que a hepatite B seja transmitida pelo beijo, é necessário que o portador da doença tenha algum corte, machucado na mucosa da boca que libere sangue. Seu período de incubação é de 1 a 6 meses. Os sintomas são semelhantes aos da hepatite A. Não tem cura, uma vez infectado, o portador terá que conviver com o vírus para o resto da vida. Em muitos casos, a hepatite B evolui para Cirrose Hepática e Câncer de Fígado.
                                                           Semibaseado em postagem do site Dona Giraffa

Nenhum comentário:

Postar um comentário