domingo, 21 de agosto de 2011

DIU

    O dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU é um dispositivo de controle de natalidade que é colocado no útero de uma mulher por um médico. Este pode ficar no útero de 1 a 10 anos. Normalmente é feito de plástico ou metal com um fio preso a ele. Alguns DIU's contêm cobre ou progesterona, um hormônio feminino. O DIU previne a gravidez mudando o ambiente físico da área da reprodução. Estas mudanças impedem que o ovo seja fertilizado, ou, implante e cresça no útero.
    O médico inserirá o DIU no útero através do colo cervical. O DIU normalmente é inserido durante o período menstrual, quando o colo cervical está ligeiramente aberto e é menos provável que esteja grávida. Gasta apenas alguns minutos para inserir um DIU, porém pode causar um pouco de dor que poderá ser usado um anestésico local para melhorar o desconforto durante inserção. Durante os primeiros meses depois de inserção do DIU e depois de cada período menstrual, é necessário conferir o fio preso a ele, assegurando a presença do DIU no útero assegurando a improbabilidade de gravidez. Se sentir o plástico duro do DIU, significa que ele não está no local adequado e que deverá procurar um médico para colocá-lo no lugar novamente. O DIU pode sair acidentalmente nos primeiros meses, sem ser notado. Confira o DIU antes de cada prática sexual ou considere outro método para controle da natalidade associado durante os primeiros meses, para melhor segurança. Um mesmo DIU pode ser usado por 1 a 10 anos antes de ser substituído. Normalmente DIUs de progesterona são substituídos depois de 1 ano. DIUs de cobre podem permanecer no útero por até 10 anos.  
    As vantagens do DIU são primeiramente que este apresenta 97% de eficiência na prevenção da gravidez. E também, coito não precisa de ser interrompido pela inserção de um dispositivo de controle da natalidade ou espermicida e sua substituição é requisitada só após 1 a 10 anos, a depender do tipo.  
    Porém há uma série de desvantagens como:
- o aumento da hemorragia menstrual e cãibras, principalmente durante os primeiros meses de uso;
- sangramento entre períodos menstruais
- irritação do pênis do seu parceiro sexual;
- aumento do risco de doença inflamatória pélvica podendo levar a infertilidade;
- expulsão acidental do DIU que pode resultar em gravidez inesperada;
- adesão do DIU à parede uterina;
- perfuração do útero pelo DIU, com possível dano para outros órgãos como também hemorragia interna;
- problemas graves caso ocorra gravidez usando o DIU, inclusive um maior risco de gravidez ectópica (tubária) e falha.
    Sempre procure seu médico caso persista algumas das desvantagens listadas acima, e também, caso você não conseguir achar ou sentir o fio do DIU. Se tiver secreção vaginal com um odor ruim, dor intensa, inesperada no seu abdômen, especialmente depois de prática sexual, febre sem causa aparente. E se suspeitar de gravidez com o DIU inserido. Lembre-se do prazo de validade do seu dispositivo, e não ultrapasse o prazo com o DIU informado pelo seu médico.

                                                               Informações parcialmente extraídas do Portal Boa Saúde

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário