domingo, 28 de agosto de 2011

Bruxismo

    O buxismo é um hábito de ranger os dentes, que assim ficou conhecido. O bruxismo é um problema que afeta a todas as faixas etárias, porém sendo mais comum sua incidência em adultos entre 25 e 40 anos. O bruxismo não é necessariamente uma doença, mas sim um alerta de algo não vai bem com teu organismo.
    O bruxismo incide em consequências graves para os dentes, o ranger provoca um desgaste neles, que, os pode colocar em risco a saúde dos mesmos. O ranger dos dentes também força e cria tensões a nível das ATMs o que lhes cria desgastes e eventuais problemas.
    Os problemas da ATM ou disfunções da ATM ou disfunção Temporo Mandibular ( DTM ) podem provocar situações como enxaquecas, problemas de ouvidos, dores miofasciais, problemas no trigémeo, stress, ansiedade, depressão, e muitos outros problemas.
    O bruxismo normalmente é uma indicação de que a pessoa está sujeita a uma pressão mental ou emocional , a qual pode provir de problemas emocionais ou de problemas físicos. Estes problemas precisam de ser detectados e corrigidos o mais rapidamente possível para que não venham a se transformar em problemas bem mais graves ou em situações crónicas.
    Atualmente os dentistas optam pela utilização de uma placa estabilizadora, de resina acrílica. A função da placa estabilizadora seria para proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises noturnas de Bruxismo. Além disso a placa ainda reduziria a atividade elétrica de músculos elevadores da mandíbula, como masseter e temporal, reduzindo assim a atividade tensional. Porém essa é uma solução paliativa, ou seja, é uma  medida que alivia o problema, pois cessa o ranger dos dentes, porém não o cura. 
    Muitas vezes o bruxismo não é diagnosticado, e tampouco descoberto pelo paciente de imediato. Pode-se demorar anos para descobrir o problema. Infelizmente o desconhecimento leva, a que, só muitos anos mais tarde ou só quando a situação é grave, que se procurem soluções para os problemas ou para os sofrimentos.
    Existem muitas alterações no corpo que podem dar origem ao bruxismo, ou que o podem agravar. Estas alterações no corpo devem ser detectadas e corrigidas, pois a solução está em localizar as causas do bruxismo e resolvê-las e, depois de diagnosticado o problema, isso pode ser feito em pouco tempo, quando a pessoa o deseja e quando encontra quem sabe lidar com o assunto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário