domingo, 14 de agosto de 2011

Ira

    A Ira é o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. É um sentimento mental que conflita o agente causador da ira e o irado.
    Uma pessoa tomada pela ira, tem como sintomass principais a raiva, a cólera, agressividade exagerada.  A ira torna a pessoa furiosa e descontrolada mentalmente, com o latente desejo de destruir aquilo que provocou sua ira, algo que provoca a pessoa.


    As origens da ira podem ser por meticulosidade, por perfeccionismo ou até mesmo por desqualificar nossa capacidade de solucionar problemas bem como a importância desses problemas.
    Basicamente, a atitude mental que está por trás da ira é "quero destruir’ ou "eu quero e você deve", e se não detivermos grande controle mental, acabamos por colocar esses pensamentos em prática, podendo acarretar consequências desastrosas.
    Além de tudo, a ira aumenta o risco de saúde desde uma crise alérgica a um infarto fulminante. Estudos demonstram que pessoas que se irritam intensamente com frequência tem três vezes mais probabilidade de ter um infarto do miocárdio do que as pessoas que encaram as adversidades com mais serenidade. Pessoas iradas têm a mesma chance de ter problemas no coração que os indivíduos que fumam ou têm colesterol elevado. Dominar a ira é muito mais difícil do que controlar colesterol, diabetes, hipertensão.
    Devemos sempre procuramos conhecer-mos, pois só assim saberemos lidar com nossos sentimentos e emoções. E termos em mente que fato de não agirmos com violência diante de certas situações não quer dizer que perdemos a "luta", mas é uma forma muito ativa para vencê-la.
    "Saber calar na hora do aborrecimento e da irritação é grande sabedoria e mansidão!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário