domingo, 4 de setembro de 2011

Infecção Urinária

    A infecção do trato urinário (ITU), popularmente conhecida como infecção de urina, é uma infecção bacteriana que afeta qualquer parte do trato urinário. Ela apresenta-se, principalmente, nas mulheres, pois estas, diferentemente dos homens, possuem a uretra mais curta, permitindo que as bactérias tenham um acesso mais fácil à bexiga.
    A maior parte das infecções urinárias é causada pelas bactéria Escherichia coli (E. coli), esta atua de forma benéfica no trato intestinal, mas, quando em contato com o sistema urinário, tornam-se nocivas e causam bastante sofrimento ao paciente. Há dois tipos de infecção do trato urinário, o tipo mais comum é conhecido como cistite, que é a infecção da bexiga urinária, o outro tipo de ITU é a pielonefrite, que é uma infecção renal.
    Os principais sintomas da cistite são dor / ardor ao urinar, necessidade frequente de urinar com pouca eliminação de urina, dor na uretra, dor na pélvis, algumas vezes pode apresentar febre baixa e a presença de sangue na urina. Na pielonefrite os sintomas mais comumente apresentados costumam ser dores nas costas na altura dos rins, febre alta, calafrios e náuseas.
    Há medidas importantes que podem prevenir as infecções do trato urinário, como:
- Cuidados com a higiene pessoal;
- Ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia;
- Evitar transportar as bactérias da região anal para a uretra, para isso, as meninas devem ser orientadas desde cedo a fazer a higiene da frente para trás sempre que usarem o banheiro;
- No banho as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção da frente para trás;
- Lavar as mãos antes e após de utilizar o banheiro;
- Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias;
- Não reter a urina por longos períodos, o ideal é urinar a cada duas ou três horas;
- Para mulheres que sofrem de ITU após atividade sexual, recomenda-se ingerir água antes e depois da relação, para que, após o ato, esvaziem a bexiga o quanto antes . Com este procedimento simples, as bactérias que podem ter entrado na uretra são expelidas.
      O tratamento deve ser indicado pelo médico após o diagnóstico. Neste caso, somente o médico é quem poderá indicar a medicação correta e a duração do tratamento. É muito importante que o tempo de tratamento seja respeitado e seguido, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

                                                     Parcialmente baseado em informativo do site Toda a Biologia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário