sábado, 22 de outubro de 2011

A Relação Sexual no Idoso

    A excitação ocorre quando o corpo passa a responder fisiologicamente perante aos estímulos que dispararam o desejo sexual. Simplificando, a excitação é a resposta do corpo ao desejo. No homem o que define a excitação é a ereção, e na mulher a lubrificação vaginal.
    Nos homens, quando estão em idade mais avançada, o estímulo táctil torna-se praticamente indispensável para a obtenção da ereção. Também o tempo de ejaculação fica mais prolongado, possibilitando maior prazer para a parceira. A impotência pode surgir parcialmente ou totalmente por motivos emocionais ou mesmo orgânicos, como algumas doenças ou por efeito colateral de algumas medicações. A posição para o coito deve ser repensada, evitando muito esforço que gera fatiga e perda de ereção. Vários tratamentos para a disfunção erétil estão disponíveis, e muitos mostram-se bastante eficazes.
    Com o passar da idade, a mulher tem a perda de produção de alguns hormônios, isso acontece a partir da menopausa. A mulher fica com menor lubrificação vaginal, devendo ter maior cuidado durante o ato sexual. Quando a vagina muito fica seca, o atrito do pênis pode machucá-la, como também ao seu parceiro, e ainda podendo provocar algumas infecções. Torna-se essencial o uso de algum lubrificante durante a cópula. Outra possibilidade a ser estudada, juntamente com seu médico, é a reposição hormonal. Outro fenômeno que ocorre é a perda de gordura localizada nos grandes lábios, fazendo com que a vagina diminua de tamanho e esteja mais propensa a sofrer dor durante o coito.
    O Orgasmo é a última Fase do Ciclo da Resposta Sexual. O orgasmo, o êxtase, o gozo ou ápice de prazer é atingido quando ocorre a liberação total das tensões antes retidas, acompanhada de uma contração muscular rítmica. Nos homens observa-se a ejaculação. No idoso, há uma diminuição da força de ejeção do líquido seminal e também do seu volume. No entanto, não há alteração da sensação subjetiva de profundo prazer. Nas mulheres, devido à diminuição da capa de gordura, há maior contato com as terminações nervosas que levam ao prazer, podendo haver maior sensibilidade no gozo.
    Após o orgasmo, o homem tem o que se chama de Período Refratário, fenômeno este que não ocorre nas mulheres. É um tempo de relaxamento necessário para que ele possa reiniciar novamente a atividade sexual. Em geral, esse período aumenta bastante no idoso, podendo variar de horas, a até um dia ou mais.

                                            Semibaseado em post do Portal ABC da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário