domingo, 9 de outubro de 2011

Mamografia

    A mamograma é um exame, radiológico, que examina o tecido da mama. A mamografia é muito útil, e indispensável, para detectar o câncer de mama em fase inicial, podendo vir a descobrir alguns tipos de nódulos antes mesmo de você ou de seu médico poder sentir um nódulo. Eles podem ajudar a determinar quais nódulos são cancerosos e quais são benignos. Porém, todo nódulo suspeito deve passar por biopsia ou removido, até mesmo quando o nódulo parece benigno no mamograma que pode mostrar exatamente onde o nódulo está localizado na mama antes da cirurgia ou da biópsia para removê-lo.
    O mamograma é feito no consultório médico ou em uma clínica radiográfica. O profissional solicitará que retire sua camisa e sutiã. O técnico usará uma máquina grande para realizar as radiografias de cada mama. O procedimento geralmente leva só alguns minutos e não é doloroso. Porém, sentirá um pouco de pressão quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias, podendo doer um pouco por algum tempo. Cada posição para fazer a radiografia requer alguns segundos.


    Comparar uma série de mamogramas feitos em momentos diferentes no mesmo consultório ou clínica pode facilitar o diagnóstico do câncer precoce. É recomendado que se você possuir entre 35 e 39 anos, deve fazer um mamograma básico de prevenção. A partir dos 40 anos de idade, deve realizar um mamograma a cada 2 anos. E se e você possuir 50 anos ou mais, deve realizar um mamograma a cada ano. E ainda, se possuir risco de câncer de mama, mais cedo e mais frequente o mamograma é iedal. Seu médico deverá fazer um exame de mama todo ano. 
    A mamografia irá ajudar o médico a diagnosticar várias alterações da mama freqüentemente diagnosticando o câncer de mama numa fase inicial. Sendo que cerca de 1/8 das mulheres apresentarão o cêncer de mama em alguma fase da vida. Quanto mais cedo localizado, menor será o tumor na hora do diagnóstico e tratamento, e maior será a probabilidade de cura. O mamograma permite o diagnóstico de alguns tipos de câncer de mama de 1 a 2 anos antes do médico ou do paciente poder senti-lo no auto-exame. As chances de cura são muito maiores, caso o câncer seja diagnosticado em fase inicial.
    Além das mamografias regulares, o auto-exame também é muito eficaz na detecção do câncer. Faça-o frequente e regularmente, caso achar qualquer alteração em suas mamas no auto-exame, especialmente se encontrar um nódulo, ou se tiver qualquer dúvida, procure seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário