quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Convite Liquefeito

    A alegria de toda festa começa bem cedo, quando o convite chega. Todavia pode ser bem diferente, ao contrário. Ao abrir o envelope, ou o e-mail, toda a animação pode dissolver-se, liquidificar e ir agua abaixo. Esse efeito é causado pelo "convite líquido" (termo usado em referência ao conhecido conceito de modernidade líquida, desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman).
    Os tempos líquidos são estes em que vivemos, onde laços sociais são frouxos, relações afetivas fluídas, e o amor é entendido e tratado como um bem de consumo. Em que a vida em conjunto é efêmera, instável e sem consistência. Pois um convite pode muito bem vir nesse modelo infortúnio da comtemporaneidade. E, consequentemente, o anfitrião recebe o troco na mesma moeda.
    Suponhamos: Sábado, às 9:30 pm. o celular toca, uma nova mensagem de texto. O texto é o seguinte: "Faremos um luau à beira da piscina". Nossa, tudo de bom, pelo menos por enquanto. E continua lendo: "Daqui a meia hora, Tu vem?!". O que inicialmente era tentador, desintegra-se, ganhando ares de vilipêndio. Quando um convite chega assim, de uma hora para outra, a primeira coisa que vem à mente é que faltou convidado, o povo desistiu na última hora e você, só assim, foi lembrado. Esse é um comum exemplo de convite líquido, e este também tem grandes chances de receber uma resposta, ou um convidado igualmente líquido. Por exemplo, ele não tem nada para fazer, e até pode aceitar o convite, porém participará do evento imbuído de um espírito consumista (do tipo aproveitando qualquer oportunidade). Ou o convidado pode simplesmente usar a desculpa: "Obrigado, mas já tenho um compromisso!".
    Suponhamos novamente: Um anfitrião resolve dar um almoço em sua casa de campo, e envia um e-mail para cada convidado, com 30 dias de antecedência, convidando-os amistosamente. E ainda manda um lembrete no meio desse período, e também o mapa, anexado, de como chegar ao local, assim não há o risco de alguém se perder no caminho. Já esse é um exemplo de um convite bem sólido. E a chance de dar tudo certo, de verdade, e não somente de aparências, é substancialmente maior.


    É claro que essas considerações não são válidas para os amigos íntimos, aqueles que têm livre acesso à sua casa, e sua vida, são de sua confiança. Esses, tanto faz se o convite chega 10 minutos ou 3 meses antes, sempre será uma festa. Aliás, nem precisam de convite!
    Esqueça os e-mails enviados automaticamente para todos os convidados. Isso mais parece propagandas de telemarketing ou correntes do bem. Para compartilhar a sua sala, o ideal é investir em contatos personalizados, assim você também receberá convites sólidos.

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