quinta-feira, 30 de junho de 2011

Caixa das Preocupações

    Muitas preocupações, sejam elas causadas por problemas reais ou imaginários, usurpam à nossa tranquilidade e, com certeza contribuem para o aumento do stress, da ansiedade, podendo induzir até a quadros mais graves, como depressão ou insônia. Nunca deixe que suas preocupações dominem você, seja mais forte que elas, lute. E veja se você as invés de combatê-las, não as está aumentando, dramatizando. Circula na Internet uma ideia bem legal, a criação de uma caixa de preocupações. Isso não significa que ela é uma caixa mágica, que tirará tudo o que lhe aflinge e mandará para o espaço. É simplesmente uma forma de terapia, que, de acordo com relatos, pode ser bem eficiente.
    O primeiro passo é arrumar uma caixa, pode ser de papelão ou madeira, como preferir.   Qualquer caixa serve. E arrume também materiais para a decoração da mesma e decore-a, dê asas à sua imaginação para tornar a sua caixa bonita e principalmente, a sua cara.  
    Após a decoração da sua caixa de preocupações, pegue um papel, anote nele todas as suas preocupações e coloque-o lá. Mentalize que fazendo isso você está colocando tais problemas lá dentro e libertando-se deles. Uma vez feito, volte a sua atenção para outros assuntos. Sempre que aparecer uma nova, faça o mesmo com ela.
    Agora dedique um tempo para olhar suas preocupações depositadas na sua caixa das preocupações, ao final de cada semana ou mês. Você perceberá que muitas preocupações que lhe afligiam eram exageradas ou infundadas. Além de poupar a sua mente daquela constante tempestade de preocupações e temores, você poderá ver novas soluções e perspectivas sobre tudo o que passou. Se alguma preocupação ainda é motivo de sofrimento emocional, pense em procurar ajuda de um amigo da sua confiança ou mesmo a ajuda de um profissional. E  não deixa a sua caixa de preocupações solta por aí. Muitas vezes não é aconselhado que outras pessoas fiquem lendo às suas preocupações, você tem direito de escolher para quem quer ou não dividí-las.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sexo: as principais dúvidas

    Hoje, vivemos num mundo informatizado, onde todos têm facilidade de obter qualquer tipo de informação, mas quando o assunto é sexo existem muitas pessoas cheias de dúvidas. Devido a preconceitos, moralismo ou vergnha o tema ainda é considerado tabu. As perguntas mais citadas são:
- Ejaculação é o mesmo que orgasmo? Não. A ejaculação é simplesmente a liberação do esperma pelo pênis,já o orgasmo é o clímax da relação sexual. O momento de meior prazer físico. Normalmente ocorrem simultaneamente, mas uma independe da outra.
- Engolir esperma pode fazer mal? Não necessariamente. Durante o sexo oral, a ejaculação na boca e o ato de engolir o esperma, podem-se contrair alguma doença sexualmente transmissível. O esperma é constituído basicamente de proteínas e nutrientes, nada que possa causar algum dano a saúde. Ou seja, o esperma em si, não tem nenhum problema, o que pode acontecer é ter bactérias/vírus junto a ele.
- Mulheres preferem chocolate ao sexo? É possível. O chocolate tem uma substância que, quando ingerida, estimula o cérebro a produzir endorfina e seretonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer, de felicidade. E são exatamente esses os hormônios liberados durante a relação sexual. Por isso o questionamento pode fazer sentido.
- É possível engravidar estando menstruada? Sim. Todos os meses quando a mulher ovula, o útero prepara o endométrio, uma camada que faz o embrião se fixar na parede uterina. Quando não fecundado, o endométrio é descartado, que é a menstruação. Porém, pode acontecer sim do endométrio já ter se recomposto antes do fim propriamente dito da menstruação. Isso ocorre especialmente em mulheres mais jovens ou que não tem seu ciclo menstrual bem certinho.
- Masturbação faz mal? Não. A masturbação de forma alguma traz danos físicos a seus adeptos. Ela é comum a todos, principalmente aos homens. Essa vontade de se masturbar aparece normalmente na pré adolescencia, porém muitos continuam praticando-a por toda a vida. Ela é até aconselhável, pois, é a melhor forma de conhecer seu corpo, saber o que mais te satisfaz.

 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Homofóbicos têm Desejo Sexual pelo mesmo Sexo?

    É ciência. No caso, a constatação de um estudo lá da Universidade de Georgia, nos EUA. Tudo bem, a pesquisa é de 15 anos atrás, mas, em vista de toda a discussão que tem rolado a respeito do casamento gay, da criminalização da homofobia e por aí vai, comentá-la ainda é relevante. “A homofobia está aparentemente associada à excitação homossexual“, apontam os pesquisadores, “que o indivíduo homofóbico desconhece ou nega“.
    Antes de tudo, os especialistas perguntaram a homens heterossexuais o quão confortáveis eles se sentiam ao redor de homens gays. Com base nesses resultados, dividiram os voluntários em dois grupos: os que exibiam sinais de homofobia (com 35 participantes) e os definitivamente não-homofóbicos (neste, eram 29, no total). Aí começou o teste.
    Todos os homens foram colocados em salinhas privativas para assistir a vídeos “quentes”, de quatro minutos cada: um mostrava cenas de sexo entre um homem e uma mulher; outro, entre duas mulheres; e o último, entre dois homens. Enquanto a sessão se desenrolava, um aparelho, ligado ao pênis de cada participante, media o nível de excitação sexual de cada um. A engenhoca, segundo os cientistas, era capaz de identificar a excitação sexual sem confundi-la com outros tipos de excitação (como nervosismo ou medo).
    Eis os resultados: enquanto assistiam aos vídeos de sexo heterossexual ou lésbico, tanto o grupo homofóbico quanto o não-homofóbico tiveram “aumento da circunferência do pênis”. Em outras palavras, gostaram do que viram. Mas durante o filminho gay “apenas o grupo homofóbico exibiu sinais de excitação sexual“, afirma o estudo. Pois é, eles até disseram que preferiam manter distância dos gays. Mas, opa, seus pênis contaram outra história.

                                                                                  Fonte: Portal Abril (Super)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Amor entre Opostos

    Todo mundo já ouviu aquele seguinte dito popular: "Os opostos se atraem!". Na verdade não há nada comprovado, porém é algo que acontece as vezes e pode acontecer com qualquer um. Quando nos apaixonamos por alguém, basicamente estamos fantasiando um personagem desta pessoa. Então tudo é lindo, divertido e excitante. Um verdadeiro conto de fadas. Mas quando acaba aquela paixão inicial e recolocamos os "pés no chão", vemos como aquela pessoa é realmente. Aí surgem as divergências de gostos e comportamentos que geram desentendimentos.
    Todos nós somos únicos, temos nossas diferenças, sejam elas imperceptíveis ou enormes. De fato, o que importa mesmo é o que sentimos por essa pessoa e como nos sentimos ao seu lado. Se esse é o seu caso, você deve saber lidar com as diferenças e driblar os obstáculos, sendo assim, por maior que sejam as diferenças, há a chance do relacionamento dar certo.
    Para os que mantêm uma relação assim, ela sempre será complicada, porém oferece grandes aprendizados para ambos. Não há fórmulas ou padrões para lidar com pessoas opostas a nós, mas essas são três coisas  essenciais:
1ª: Paciência: Tenha muita paciência com seu companheiro. Reconheça que nem sempre a sua maneira é a melhor e que todos nós podemos aprender jeitos novos de fazer as coisas.
2ª: Bom humor: Quando ocorrer discordâncias leve na esportiva, ao invés de ficar chateado pelos conflitos, tire proveito disso e de boas risadas junto do seu amor. Uma relação bem humorada é mais leve e divertida, com muito mais chances de sucesso.
3ª: Diálogo: Uma boa conversa pode amenizar o atrito entre vocês. Não aponte ou julgue o jeito dele, apenas exponha seus sentimentos e tente fazerem as coisas fluírem melhor entre vocês.
    O amor não segue regras, não há matemática que o calcule. Por isso não tente racionaliza-lo, você não vai conseguir, só va perder tempo. Apenas curta o momento e viva o mais harmoniosamente possível com quem você ama.

domingo, 26 de junho de 2011

Ele está Mal Intencionado ?!

    Hoje vivemos num mundo onde a mentira está presente em todos os lugares, o que torna muito difícil sabermos quem diz a verdade e quem só quer enrolar-nos. E nos relacionamentos não seria diferente, principalmente para as mulheres que estão querendo um relacionamento sério.
    Apesar de a fidelidade ser um valor falido nos dias de hoje, muitas mulheres ainda sonham com o príncipe encantado, aquele homem perfeito, que ficará somente com ela pelo resto da vida. Quando saem em busca do tal príncipe, sempre aparecem vários aparentemente ideais. Ela opta por um, e se depara com o dilema: Será que ele me ama, ou só quer sexo?


    Quase todos os homens querem e a maioria até tenta transar no primeiro encontro. Porém a maioria das mulheres não topam, principalmente as que estão em busca de um relacionamento sério. Talvez seja esse o fato que mais deixa as mulheres encucadas, porque normalmente, se a mulher transar com o cara no primeiro encontro, tem grandes chances de ela nunca mais o ver.
    Normalmente quando o homem está apenas afim de sexo, ele deixa claro, até de forma inconsciente. Apenas batendo um papo já dá para ter uma noção das intenções do moço. Se prestar atenção, fica muito claro aqueles que querem apenas se divertir e curtir o momento. E, além da conversa, certas posturas adotadas pelo rapaz demonstram suas reais intenções, como:
• Quando vocês se beijam, ele tenta passar a mão pelo seu corpo inteiro.
• Ele prefere te levar para lugares reservados, onde ficam menos expostos, e foge de amigos e conhecidos.
• Ele tentar fazer com que você beba até ficar bêbada.
• Fala muito sobre sexo, defende aqueles que praticam sexo casual e acha careta os conservadores.
• Evita falar sobre futuros encontros, e foge de assuntos referentes a planejamentos.
• Evita levá-la para casa.
    Não é fácil descobrir o que uma pessoa pensa, essas dicas ajudam, e muito, mas mesmo assim você nunca terá certeza até acontecer, de fato. Quando encontrar alguém interessante, aproveite, curta, e divirta-se. Se esse alguém estiver afim somente de sexo, cabe a você decidir se vale a pena ou não.

sábado, 25 de junho de 2011

Poligamia

    A poligamia existe desde sempre, porém a monogamia foi imposta como modelo ideal de relacionamento na sociedade principalmente pelas doutrinas cristãs. As igrejas pregam que o casamento é uma união sagrada e que devemos honrar e cuidar dos nossos parceiros, bem como ser leais e fieis a eles. Isso tudo é muito bonito na teoria, mas na pratica sabemos que normalmente não dá certo.


    A mudança dos tempos da era antiga até os dias de hoje transformou o que antes era permitido, e as vezes até bem visto em uma coisa maculosa. Porém a multiplicidade de parceiros ainda é algo muito presente, até mesmo nas sociedades onde ela é mais condenada. Antes os seres humanos se preocupavam em reproduzir, hoje eles querem satisfazer seus desejos sexuais.
    Afinal de contas não não há problema em se ter mais de um parceiro, a monogamia é imposta pela sociedade que critica e condena tudo o que é tido como "anormal". Na verdade é só moralismo falso e distorcido dos valores reais, que mascara o preconceito. Mas deve haver o respeito e a lealdade, para que uma pessoa tenha multi relacionamentos, os seus respectivos parceiros devem estar cientes e concordadem com tal situação, o que é bem difícil devido ao modelo de criação que temos.
    O que não deve acontecer são as traições, também comuns nos dias de hoje. Elas trazem muitos transtornos e quase sempre causam muita dor e sofrimento. Se você não consegue ficar somente com uma pessoa o ideal é que não mantenha um relacionamento sério, ou o mantenha com pessoas que compartilham das mesmas ideias que você e que saibam das suas pretenções.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Gravidez precoce

    Adolescência e gravidez não é uma boa combinação, sempre trazem sérias consequências para todos os familiares, e principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que os jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade.
    O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, esse foi o mesmo comportamento de seus pais.
    A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.
    Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil.
    É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, sanando as dúvidas que atordoam e angustiam essas jovens.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Homem Ideal

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tomar Iniciativa?!

    Em algum momento da vida, todas as mulheres passam pelo seguinte dilema: "Eu tomo iniciativa, ou espero?!" Se você já passou por essa dúvida e optou por "tomar frente", aparece outra questão: “Como tomar a iniciativa na paquera sem parecer vulgar?” Aí aparecem muitas "neuras", pois a maioria das mulheres não querem parecer oferecidas para o sexo oposto.
    Se você gosta daquele seu colega de trabalho, amigo ou conhecido e quer algo mais com ele, o que fazer para conquistá-lo? Como demonstrar para o cara que você está afim dele? Deixo algumas dicas fabulosas, que fará o homem reparar em você sem ter uma má impressão:


1ª: Uma coisa instintiva que toda mulher faz quando está interessada ou quer simplesmente chamar a atenção é mexer no cabelo. Mulheres fazem isso, até mesmo sem perceber, mas acontece e já foi provado por especialistas em linguagem corporal. Então, mexa no seu cabelo, caso perceba que ele está lhe olhando, porém dispistada. Isso de alguma maneira chamará a atenção.
2ª: Cumprimente-o, mas de uma maneira simples. Um simples oi, seguido de um sorriso misterioso mexerá com ele. Nunca dê um oi gritado, seguido de um abraço e um beijão no rosto dele. A discrição nas mulheres fascinam os homens.
3ª: Se vocês já conversam pessoalmente anteriormente, seja educada, simpática, comunicativa, fale de assuntos interessantes. Não fique falando de quantos você já ficou, dos seus defeitos, seu passado amoroso. Fale disso somente se ele perguntar e limite-se a revelar o mínimo possível.
4ª: Não dê em cima de amigos dele com a intenção de provocar ciúmes. Isso provavelmente irá anular qualquer interesse que ele tenha em você.
5ª: Não fique só elogiando-o, pois corre o risco de ele achar que você é assim com todos e não se sentirá valorizado. Caso queira elogiar, faça-o com simplicidade e não exagere.
6ª: Seja difícil, mas não muito. Todo homem adora uma mulher difícil, que ele tem que lutar por ela. Se faça um pouco, mas não demais, tente achar a dose ideal.
7ª: Trate bem os amigos dele. Ele irá amar vê-la sendo educada com os amigos dele, porém não de liberdade para eles.
8ª: Sonde com amigos dele, se seu amado mantém algum relacionamento ou gosta de alguém. Mas não dê bandeira.
9ª: Não seja escandalosa. A maioria dos homens não curte mulheres que chamam a atenção demasiadamente, isso dá um ar de vulgar para mulher.


    Basicamente, essas são as dicas que você deve seguir, pelo menos até o gato te chamar para sair. E se ele não se tocar de que você está afim dele, ou não se interessar, parta pra outro. Para mulheres lindas e elegantes, como você, não faltará homens para você optar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Raiva pode fazer Bem

    "Perder o controle" ao ficar com raiva faz bem. É o que sugere uma pesquisa de cientistas espanhóis da Universidade de Valência. De acordo com o estudo, expressar a raiva aumenta o fluxo de sangue na região do cérebro ligada à felicidade. Portanto, desabafar nos momentos de fúria é mais vantajoso para a saúde do que não demonstrar para os demais o seu descontentamento.
    Durante a pesquisa, os cientistas tentaram descobrir o que acontece no corpo humano quando estamos furiosos. Para tanto, pediram a ajuda de 30 voluntários, todos homens. Em laboratório, os pesquisadores aumentaram gradualmente o nível de raiva dos participantes fazendo-os ler, em silêncio, frases que incitavam a fúria.
    O cérebro dos participantes foi escaneado do começo ao fim do experimento. Após os testes, os voluntários tiveram medidos seus níveis de pressão arterial e de dois hormônios responsáveis pelo stress: a testosterona e o cortisol. O resultado da pesquisa, divulgado na publicação especializada Hormones and Behaviour, mostrou que o hemisfério esquerdo do cérebro dos voluntários era estimulado nos momentos de raiva.
    O médico Neus Herrero, da Universidade de Valência, que liderou o estudo, disse que essa região costuma ser associada às emoções positivas, enquanto o lado direito é relacionado aos sentimentos ruins. "Houve ainda alterações no lóbulo frontal e temporal", explicou. O primeiro é a região cerebral que controla os centros motores e comportamentais e o segundo é responsável por controlar as emoções e a memória.
Os cientistas alertam, contudo, que sentir raiva pode trazer sérios danos ao corpo. O nível de batimento cardíaco e a pressão dos voluntários subiu quando eles ficaram furiosos. Além disso, o nível de testosterona aumentou.

                                                                                     Fonte: Portal Abril

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Desavenças Familiares

    Brigas, discussões, intrigas, enfim, estes e outros fatores são comuns e se fazem presentes em toda relação familiar, amorosa ou entre amigos e são inevitáveis. Em todas as situações é possível encontrar contradições entre diferentes tópicos, como política, ponto de vista sobre determinado assunto, etnias, principais motivos que resultam em atritos. No entanto, tais discussões e brigas deixam de ser comuns quando passam a ser constantes e todos os dias sempre ocorrem discussões sobre determinado assunto, gerando assim raiva e tristeza simultaneamente em todos.


    Se nada for feito para resolver tais desavenças, ou pelo menos remediar a situação, afastando um envolvido do outro, a situação irá se agravar até tomar um ambito irremediável, as vezes até tragédias. Então se você não mais suporta seus pais, seus irmãos, seus filhos, seus tios, enfim, qualquer um de seus familiares, ou tem parentes que não se entendem, veja logo abaixo algumas dicas que pode lhe ajudar a tentar solucionar o problema:
- Procure saber qual é o real motivo pela constante briga e discussão, e assim busque meios e alternativas para tentar resolvê-lo.
- Tente de forma civilizada e sem ofensas conversar
- Evite ações que possam resultar em arrependimento posteriormente tanto com palavras quando através de ações físicas.
- Caso os problemas familiares não possam ser resolvidos, não se culpe, pois você fez o seu melhor
- Pode ser uma tarefa complicada, mas procure mostrar aos seus familiares seus sentimentos e emoções sobre tudo o que vem acontecendo.
- Jamais pense em se machucar ou em cometer suicídio.
    Contudo, a principal dica fica por conta de um diálogo, ou seja, chame as pessoas que estão envolvidas em tal problema e faça com que cada uma se expresse sem interrupções, faça com que cada uma mostre o que está sentindo e o que gostaria que acontecesse para a solução do problema. Assim, sem ofenças, "farpas", gritos e alteração de voz procurem juntos chegar em um acordo em que nenhum saia prejudica ou humilhado. É necessário que vocês mantenham-se de "cabeça fria" e controle-se para que a situação não se complique mais ainda. Se nada der certo talvez seja a hora de procurar uma ajuda especializada, como uma terapia, por exemplo.

domingo, 19 de junho de 2011

Sobrancelha Ideal

    Sobrancelhas bem feitas deixam qualquer make com um acabamento incrível, molduram o olhar, além de valorizar e equilibrar as formas do rosto. Para acertar no formato é preciso pensar no tipo de pessoa primeiro, considerando cor de pele, formato dos olhos, etnia, idade e necessidade. Se bem desenhadas elas podem até, por exemplo, ampliar o olhar.


    Uma limpeza básica é fundamental, o que para algumas pessoas pode durar até meses, para outras dias. Pode usar pinça, cera depilatória, linha, micropigmentação ou até henna, o importante é tirar sempre o fios em excesso e cuidar para não afinar demais. Pois, uma vez que isso acontece é difícil voltar ao desenho original. O ideal é procurar sempre um profissional, vale muito mais a pena do que se aventurar no espelho de casa e correr o risco de tirar fios que não deveria. Também tome cuidado ao pedir para o profissional imitar o look de uma celebridade. Elas lançam moda, são lindas mas o desenho da sobrancelha delas pode não ter o mesmo efeito no seu rosto.
A sobrancelha grossa envelhece, pode deixar a pálbebra parecendo caída. Mulheres mais velhas devem sempre procurar um profissional para mantê-las bem feitas.
• Se aconteceu da sobrancelha ficar muito fina é legal usar um produto que estimule o crescimento.
• Mesmo tendo falhas ou pontos ralos é preciso tirar o excesso. No caso das falhas deve-se tirar apenas em volta, nunca próximo dela, e se delineadas corretamente, os pontos ralos podem ser amenizados.
• Um corretivo aplicado com pincel bem de leve pode deixar os fios um pouco mais claros, se o seu problema são fios escuros demais. Ou então você pode usar uma tinta especial para cílios em um tom parecido com o da raiz dos seus cabelos.

sábado, 18 de junho de 2011

Depressão pós-parto

    A depressão pós-parto possui as mesmas características de uma depressão normal, ou seja, a pessoa sente uma tristeza muito grande de caráter prolongado, com perda de auto estima, perda de motivação para a vida, podendo até mesmo tentar o suicídio. Em casos mais graves da depressão pós-parto, algumas mulheres apresentam tendência ao abandono do recém nascido ou mesmo ao seu extermínio.

 

    Sintomas como alterações gastroinstestinais, com ressecamento de boca, de intestino, dores de cabeça, insônias podem ser indícios de uma depressão. Para ser considerado depressão pós-parto é necessário que ela ocorre até o sexto mês após o parto. Essa depressão é prolongada e normalmente necessita de medicamento e acompanhamento psiquiátrico para controlar, pois não é um caso autolimitante. Médicos e familiares devem ficar bem atentos aos sintomas para não se confundirem no diagnóstico. No período pós-parto inicial é comum à mulher passar por um quadro de depressão leve, que não traz maiores conseqüências.  
    Saber se a mulher terá ou depressão após o parto, antes do nascimento do bebê é quse impossível. As mulheres com tendência depressivas anterior à gravidez requerem mais atenção dos familiares. A situação da gestação também é um fator a ser avaliado. Uma gravidez rejeitada, ou uma gestação em que houve problemas mais sérios a nível pessoal pode provocar uma associação do problema com o bebê. Tais fatores também podem desencadear um quadro depressivo caso a mãe acredite que a gravidez foi um mal. Depois do nascimento o que tem de ser observado é a intensidade dos sintomas.
    Não existe um trabalho específico para prevenção de depressão pós-parto, mas o pré-natal, além de orientar a mãe e prevenir uma série de doenças e problemas com a mamãe e o bebê, também serve como prevenção de uma depressão pós-parto. Durante o pré-natal os médicos procuram dar segurança à mãe tanto em termos orgânicos como psicológicos. Fazendo com que a gravidez da paciente seja tranqüila e com um grau de informação significativo, considera-se que o pré-natal é um fator de prevenção contra a depressão pós-parto.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Infidelidade e Genética

    Vocês conhecem aquele ditado "Filho de peixe, peixinho é"? Bom, parece que agora esse ditado pode ser levado até para as desculpas mais esfarrapadas de alguém. De acordo com estudos, a infidelidade pode estar relacionada aos genes. Já estou imaginando o tanto de homens e mulheres que vão afirmar que traíram o parceiro porque isso está no seu DNA!   
    Pesquisadores analisaram o DNA de 181 adultos jovens, que forneceram um histórico completo de suas atividades sexuais e parceiros íntimos. A conclusão da equipe foi que o receptor D4 (DRD4, na sigla em inglês) de dopamina desempenha papel importante no comportamento sexual do indivíduo. Pesquisas anteriores ligam o gene, que exerce influências na química cerebral, às atividades de buscas de sensações.           “Indivíduos com determinada variante do gene DRD4 mostraram maior probabilidade de históricos de sexo descomprometido, incluindo encontros casuais de uma única noite e atos de infidelidade”, disse o líder do estudo Justin Garcia, do laboratório de antropologia e saúde evolucionária da Universidade de Binghamton, por meio de um comunicado.
    “A motivação parece partir de um sistema de prazer e recompensa, que é onde ocorre a liberação de dopamina. No caso de sexo descomprometido, os riscos são altos, as recompensas substanciais e a motivação variável – elementos que garantem uma descarga de dopamina”, explicou Garcia.
    As descobertas, publicadas na última edição online da revista especializada PLoS One, não devem ser vistas como uma desculpa para a traição e a promiscuidade, ressaltou o especialista. “Essas relações entre o comportamento e os genes são associativas, ou seja, nem todo mundo que tenha este genótipo terá sexo casual ou será infiel. Na verdade, muitas pessoas sem este genótipo têm tais comportamentos. O estudo meramente sugere haver uma proporção muito maior de pessoas com este tipo genético que são mais propensas a tais comportamentos”, disse ele.

                                                                                      Fonte: Portal IG
                                                                     

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Inveja

    A inveja sempre foi uma emoção sutilmente disfarçada em nossa sociedade, assumindo aspectos ignorados pela própria criatura humana. As atitudes de rivalidade, antagonismo e hostilidade dissimulam muito bem a inveja, ou seja, a própria "prepotência da competição", que tem como origem todo um séquito de antigas frustrações e fracassos não resolvidos e interiorizados.
    O invejoso é inseguro e supersensível, irritadiço e desconfiado, observador minucioso e detetive da vida alheia até a exaustão, sempre armado e alerta contra tudo e todos. Faz o gênero de superior, quando, em realidade, se sente inferiorizado; por isso, quase sempre deixa transparecer um ar de sarcasmo e ironia em seu olhar, para ocultar dos outros seu precário contato com a felicidade.
    Acreditamos que, apesar de a inveja e o ciúme possuírem definições diferentes, quase sempre não são diferenciados ou corretamente percebidos por nós. As convenções religiosas nos ensinaram que jamais deveríamos sentir inveja, pelo fato de ela se encontrar ligada à ganância e à cobiça dos bens alheios. Em relação ao ciúme, os padrões estabeleceram que ele estaria, exclusivamente, ligado ao amor. É por isso que passamos a acreditar que ele é aceitável e perfeitamente admissível em nossas atitudes pessoais.
    Analisando as origens atávicas e inatas da evolução humana, podemos afirmar que a emoção da inveja não é uma necessidade aprendida. Não foi adquirida por experiência nem por força da socialização, mas é uma reação instintiva e natural, comum a qualquer criatura do reino animal. O agrado e carinho a um cão pode provocar agressividade e irritação em outro, por despeito.
    Nos adultos essas manifestações podem ser disfarçadas e transformadas em atos simulados de menosprezo ou de indiferença. Já as crianças, por serem ingênuas e naturais, mordem, batem, empurram, choram e agridem.
    A inveja entre irmãos é perfeitamente normal. Em muitas ocasiões, ela surge com a chegada de um irmão recém-nascido, que passa a obter, no ambiente familiar, toda a atenção e carinho. Ela vem à tona também nas comparações de toda espécie, feitas pelos amigos e parentes, sobre a aparência física privilegiada de um deles. Muitas vezes, a inveja manifesta-se em razão da forma de tratamento e relacionamento entre pais e filhos. Por mais que os pais se esforcem para tratá-los com igualdade, não o conseguem, pois cada criança é uma alma completamente diferente da outra. Em vista disso, o modo de tratar é consequentemente desigual, nem poderia ser de outra maneira, mas os filhos se sentem indignados com isso.
    A emoção da inveja no adulto é produto das atitudes internas de indivíduos de idade psicológica bem inferior à idade cronológica, os quais, embora ocupem corpos desenvolvidos, são verdadeiras almas de crianças mimadas, impotentes e inseguras, que querem chamar a atenção dos maiores no lar.
    A necessidade de poder e de prestígio desmedidos que encontramos em inúmeros homens públicos nas áreas religiosa, política, profissional, esportiva, filantrópica, de lazer e outras tantas, deriva de uma "aspiração de dominar" ou de um "sentimento de onipotência, com o que tentam contrabalançar emocionalmente o complexo de inferioridade que desenvolveram na fase infantil.
    Eis alguns sintomas interiorizados de inveja que podemos considerar como dissimulados e negados:
- perseguições gratuitas e acusações sem lógica ou fantasiadas;
- inclinações superlativas à elegância e ao refinamento, com aversão à grosseria;
- insatisfação permanente, nunca se contentando com nada;
- manifestação de temperamento teatral e pedantismo nas atitudes;
- elogios afetados e amores declarados exageradamente;
- animação competitiva que leva às raias da agressividade.
    O caráter invejoso conduz o indivíduo a uma imitação perpétua à originalidade e criação dos outros e, como consequência lógica, à frustação. Isso acarreta uma sensação crônica de insatisfação, escassez, imperfeição e perda, além de estimular sempre uma crescente dor moral e prejudicar o crescimento espiritual das almas em evolução.

  "A inveja" feita por Sebastián de Covarrubias, séc XVI  
                                                                                 Fonte: Desconhecida

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Animais de Estimação

    Animais de estimação são a alegria de muitas famálias, ele animam a casa e distraem seus donos. Porém, quem tem um pet em casa sabe o trabalho que dá. O seu bichinho precisa de cuidados especiais para crescer saudável. Saiba como criá-lo:


- Limpe os olhos com algodão umedecido em água boricada ou água morna, até retirar toda a remela. Use um algodão diferente para cada olho. Evite cotonete para não correr o risco de ferir o animal com a haste.
- Observe as orelhas em busca de cera excessiva ou alguma infecção, o que poderia indicar a presença de carrapatos. Utilize um cotonete umedecido em óleo de bebê por orelha, para retirar o excesso de cera e sujeira da cartilagem exterior. Cuidado para não inserir o cotonete no canal auditivo.
- Veja se as gengivas estão inflamadas (gengivas saudáveis são de coloração rosê), veja se há tártaro (uma placa marrom na base do dente), dente quebrado, mau-hálito ou qualquer outro problema. A maioria destes problemas requer cuidado veterinário. Os dentes devem estar brancos.
- Sua barriguinha deve estar cheia, mas não muito estufada, caso esteja assim, pode ser sinal de vermes. Observe se há algum sobressalto, cheque as patas para ver se não há nenhuma deformidade.
- Veja se a pele tem caspa ou áreas com falta de pêlos, que pode ser sinal de micoses. Veja também a presença de pulgas e outros parasitas.
- Procure indícios de diarréia ou vermes.
- Dê sempre uma boa alimentação, para seu animal estar sempre saudável. Rações secas e úmidas de qualidade poderão ser encontradas nos Pet Shops. Se for filhote use a própria para a idade dele.
- A água deverá sempre estar disponível, limpa e fresca.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Batom Adesivo

    Há pouco tempo atrás uma marca estrangeira criou sombras em adesivo para solucionar o problema de quem não tinha habilidade para se maquiar, ou não tinha paciência nem tempo para fazê-la. Agora surgui mais uma novidade. O batom em adesivo. Uma marca chamada Violent Lips, criou “batons temáticos” em formato de adesivo, estampados que irão te deixar pronta para arrasar em qualquer lugar.


    Sãovárias opções de estampas. Entre elas há estampas de glitter, zebrinha, cobra, oncinha e flores. O modo de aplicar é bem fácil, e é muito parecido com as tatuagens adesivas falsas que víamos na infância. Basta posicionar o papel corretamente ao redor dos lábios, cortar o excesso e molhar com um chumaço de algodão. O adesivo logo se desgruda do papel e pronto, seus lábios estão desenhados.
    A moda ainda não pegou nas ruas, mas já está entre os favoritos de cantoras e DJs bem modernas e descoladas dos Estados Unidos. Cada adesivo custa em média de 15 dólares e dura de 4 a 8 horas sem danificar. Ele também pode ser usado em crianças a partir de três anos.

domingo, 12 de junho de 2011

Atos que Detonam

    Hoje é dia dos namorados, e todos ficam quebrando a cabeça planejando o que fazer para agradar o amado (a), porém o Antenada da algumas ideias do que não fazer, nem hoje, e nem nunca. Pois senão você pode detonar a sua relação ou sofrer com uma relação sem futuro ou alegrias. Essas são as principais dicas:
1ª: Pedir em namoro logo no primeiro encontro é um fiasco, não tem cabimento.
2ª: Continuar com alguém porque acha que pode mudá-lo é uma ilusão, isso nunca vai acontecer, e se caso vierem a se casar, a tendência é só piorar.
3ª: Nunca forçe a barra pra fazer sexo quando já foi rejeitado, pode gerar um clima chato para ambos. E isso significa que o outro realmente não está a fim.
4ª: Depois de levar o fora, parta para outra ou pelo menos espere a poeira abaixar. Continuar ligando, insistindo chega a ser humilhante.
5ª: Não ficar de joelhos se humilhando implorando qualquer coisa que seja.
6ª: Não adianta querer que a pessoa seja diferente do que era, quando você a conheceu
7ª: Esconder alguma mágoa só faz com que ela aumente, o ideal é conversar com seu parceiro (a) e tentar achar uma solução razoável para o problema que gerou-a.
8ª: Não ligar de volta ou tomar iniciativa só porque acha que é obrigação do outro complica, até porque ninguém lê pensamentos.
9ª: Nunca dê término em um namoro de forma seca ou escondendo o motivo real, seja sincero e honesto com o seu futuro ex-parceiro (a).
10ª: Caso você descubra que não ama mais seu parceiro, termine! Não fique "empurrando com a barriga", pois senão você sejá infeliz e fará o outro infeliz também.
11ª: Sempre atenda as ligações do outro, ou se caso você não estiver a fim de verdade, não invente desculpas depois. Diga a verdade.
12ª: Ter mais intimidade com os amigos do que com o namorado/namorada deixa o outro com ciúmes e vai sufocando a relação.
13ª: Respeite seu namorado/namorada, não exponha-o.
14ª: Dar corda pra pessoa se apaixonar sabendo que não é recíproco e depois que enjoar, sair fora é a maior sacanagem que alguém pode fazer.
15ª: É muito comum, principalmente aos homens trairem como válvula de escape. Trair quando tem um problema ao invés de discutir o que está errado e tentar resolver não soluciona problemas, muito pelo contrário, aumenta mais um.
16ª: Não traia se descobrir que foi traído, porque se o fizer, você estará no mesmo nível do outro. E dois errados não fazem um certo! Só aumentará o sofrimento.
17ª: Se estiver apaixonado por alguém, declare-se!
18ª: nunca seja submisso demais, e nem muito mandão.
19ª: Não exponha seus problemas pessoais na roda de amigos, o seu amado (a) pode ficar constrangido. Sem falar na possibilidade de algum de seus amigos serem fofoqueiros. Já imaginou se alguém expõe sua intimidade para toda a rua?
20ª: Ignorar alguém que realmente te ama pra tentar conquistar alguém que você gosta, porém que não te dá a mínima é muito comum, e arriscado. Ninguém pode prever qual será a melhor escolha, porém o bom senso chama nos a pensar até que ponto vale a pena correr atrás de um amor "impossível" e deixar de lado alguém que nos quer bem.
    Pense bem nestas dicas, e reflitam todos so pontos de seu relacionamento. Tudo é válido, desde que não fira você ou, principalmente, aos outros. Tenham um fabuloso dia dos namorados!!!

sábado, 11 de junho de 2011

Álcool une Casais

    Casais que bebem juntos permanecem unidos. Para os que gostam de beber, há uma novidade. um estudo americano aponta que casais que bebem juntos têm uma convivência menos turbulenta.
    O estudo indica que casais que consomem bebidas alcoólicas juntos relatam, mais frequentemente, um aumento na intimidade e uma redução nos problemas de relacionamento no dia seguinte, comparados aos casais que bebem separados ou em quantidades diferentes.
    Foram avaliados 69 casais heterossexuais com média de idade de 20 anos, os pesquisadores descobriram que, enquanto o consumo excessivo de álcool (a partir de quatro doses), ou beber só está associado a problemas no relacionamento, beber moderadamente (até três doses) junto com o parceiro pode ter bons resultados na intimidade e na redução das discussões. Os efeitos nocivos do consumo excessivo de álcool foram amenizados quando os parceiros bebiam juntos, em vez de separados, destacou o pesquisador Ash Levitt, da Universidade de Buffalo, nos EUA.
    Além disso, quando ambos os parceiros bebiam em quantidades similares (sejam quantidades leves ou pesadas) era melhor para o relacionamento do que quando um bebia em excesso e o outro levemente ou quando só um bebia.
    Aos casais que gostaram da ideia, talvez seja uma boa aderí-la. Porém se resolverem optar por ela, bebam com moderação e voltem para casa de táxi, ou de ônibus, a pé, de carona, de jegue, voando, etc ..., mas nunca dirijam.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Os Cabelos Dele

    Nos últimos anos houveram muitas evoluções no universo masculino (graças a Deus!), os homens estão cada vez mais preocupados com detalhes estéticos, vaidosos. Muitos já tem uma preocupação quando se trata dos cabelos. Passam gel, pomada, cera, fazem progressivas, hidratação, usam secador, tingem, enfim, quase tudo o que as mulheres fazem. Porém os cabelos deles são um pouco diferentes por causa da influência hormonal, que faz com que eles tenham mais tendência à oleosidade, caspa e a temida queda. Por isso, devem ser tomados alguns cuidados especiais.


    Tudo começa nas lavagens, escolha um shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, e lave-os sempre antes que fiquem com aspecto oleoso.Apesar de muitos ainda não terem o hábito, homens também devem usar condicionador. Além de hidratar os fios, ele fecha as cutículas capilares que ficam abertas com a lavagem, ele mantém os cabelos bonitos e saudáveis. Porém não exagere nas dosagens, siga as orientações contidas na embalagem. Para finalizar utilize algum tipo de finalizadores, como um leave-in ou defrizzante. Ele irá deixar os cabelos mais sedosos e com mechas mais definidas, além de protegerem os fios dos raios UV, pois eles têm filtro solar.
    Para que os fios não fiquem ressecados ou parecendo sujos, procure não usar gel a base de álcool e quando usá-los, tire antes de dormir, tente não tomar banho com a água muito quente, pois isso deixa o cabelo oleoso e ainda pode dar caspa.
    Nos cabelos secos, faça hidratação sempre que for cortá-los, ou, prefencialmente com mais frequência. Nunca  durma com o cabelo molhado, pois pode ajudar no aparecimento de fungos no couro cabeludo. E para os que usam secador, mantenha o aparelho a no mínimo 15 cm de distância dos fios. E se você tem pouco cabelo, use um mouse, vai deixar um aspecto mais arrumado e disfarçar o couro cabeludo. Para cabelos grisalhos, o ideal é usar um filtro solar especial.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

MegaHair vetado!

    Um assunto que está causando o maior rebuliço nos salões de beleza é sobre o megahair, ou alongamento artificial do cabelo. Ele faz mal para a saúde do couro cabeludo? Especialistas britânicos recomendaram a proibição desse tipo de alongamento.
    Nos últimos dias uma notícia está deixando muitas mulheres assustadas. A Sociedade Britânica de Tricologia, a ciência que estuda os cabelos, decidiu recomendar a proibição do megahair, pois ele pode provocar a queda dos cabelos. É preciso mesmo muito cuidado.
    A técnica consiste na colagem de mechas de cabelos alheios nos cabelos da própria pessoa. A nova mecha de fios naturais é presa próximo à raiz. A cola, afirmam os especialistas em megahair, é de queratina, a mesma proteína que existe no couro cabeludo responsável pelo brilho e movimento dos cabelos. Mas para ficar bem fixo, é preciso calor. A temperatura é regulada proporcional aos fios de cabelo. Nesse momento é que há a quebra dos fios e danos couro cabeludo.
    O megahair pode causar sérias inflamações no couro cabeludo, podendo até matar a nascente dos fios. A inflamação inicialmente é reversível, porém se ela já estiver em estado avançado os danos podem ser irreparáveis. Quando há a morte da raiz capilar, não tem o que fazer, um novo fio nunca mais nascéra.
    Os especialistas deixam uma recomendação. Se a sua alegria depender mesmo dos longos fios do megahair pergunte a um médico antes de fazer para saber se você pode. É importante lembrar que o ideal é retirar e recolocar as mechas de três em três meses.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O pai dos Perfumes

    O perfume Chanel Nº 5 da conceituada Chanel é o perfume mais famoso de todos os tempos, sua fama é devido, principalmente ele ser o primeiro perfume a ser comercializado em massa. Ele foi assinado pelo estilista Coco Chanel, responsável pela sua fama, e fundador da marca Chanel.


    Coco Chanel criou uma moda que venceu as barreiras do tempo, até os tempos de hoje suas peças são consideradas confortáveis e elegantes. Ele abriu a sua primeira loja Chanel Modes em Paris no ano de 1909, seguindo-se a sua primeira loja de alta-costura em 1916, durante a primeira guerra mundial. Faleceu em 1971 com 87 anos de idade, ainda a trabalhar. Porém tanto a sua marca, quanto o perfume Chanel Nº 5 continuaram sendo e estão cada vez cobiçados.
    O perfumista Ernest Beaux criou, em 1921, um aroma inesquecível até aos dias de hoje, o Nº 5. No ano de 1921 Coco Chanel convidou alguns amigos para jantar em Cannes e espalhou o seu novo aroma na sala do restaurante, sendo uma atração para as mulheres que passavam pela mesa dela. O criador de perfumes Ernest Beaux tinha sido o criador de perfume Rallet 1, usado pela família Romanov. Este perfume foi oferecido a Coco Chanel pelo seu amante Dimitri Pavlovich, primo do Czar Nicolau II, que vivia exilado em França. Ernest Beaux resolveu criar uma nova versão do Rallet 1, foi onde nasceu o Nº 5. A produção do perfume não foi fácil, pois Coco Chanel ainda teve de disputar a sua produção com os irmãos Wertheimer, aos quais tinha vendido a maioria do seu negócio de perfume.
     O perfume Chanel Nº 5 é envolvido por um frasco de perfumo estilo art deco, sendo este o primeiro perfume a ser intitulado com o nome de um designer. Chanel Nº 5 foi na sua altura um perfume sintético, composto por mais de 65 substâncias, incluindo rosas, jasmins de Grasse, sândalo, flores raras do oriente, pau-rosa, entre outras. Este perfume foi apresentado no famoso dia 5 de maio de 1921 e até aos dias de hoje é o perfume mais famoso de sempre. O aroma tem vindo a manter-se ao longo do tempo, e ainda hoje é um aroma intemporal e eterno.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Belos são mais Inteligentes

    Há muito tempo estudiosos têm tentado encontrar relações entre a inteligência e os aspectos físico, social, cultural e outras características da personalidade. Os cientistas fazem pesquisas para saber se existe diferença de inteligência entre raças, conforme a idade, conforme o sexo, devido à classe sócio-econômica e várias outras variáveis. Recentemente uma pesquisa conseguiu apontar alguma relação.
      A Escola de Economia de Londres, no Reino Unido concluiu com uma pesquisa que pessoas mais atraentes fisicamente apresentam QIs (Quociente de Inteligência) mais altos. Foi feito um estudo com cerca de 52 mil pessoas nos EUA e Reino Unido. De acordo com este estudo, que está sendo coordenado pelo professor Satoshi Kanazawa, as pessoas atraentes possuem QI de até 14 pontos acima da média. Segundo os pesquisadores, isso pode ser resultado da evolução humana, que juntou pessoas inteligentes e bonitas, duas características que têm a propensão de ser passadas para as gerações seguintes.
    As pesquisas desse estudo mostram que os homens considerados bonitos têm um QI de 13,6 pontos acima da média e as mulheres consideradas lindas têm QI de 11,4 pontos superior ao valor médio. Um dos vários dados divulgados na pesquisa diz que homens inteligentes e bonitos têm uma tendência maior de se unir com mulheres belas e inteligentes, pois essas duas características (inteligência e beleza) são admiradas pelo sexo oposto.
    O pesquisador diz ainda que homens inteligentes normalmente alcançam status maiores e são mais bem sucedidos, e estes homens geralmente casam com mulheres bonitas, como tanto inteligência quanto beleza são hereditários, deve haver uma correlação positiva entre estas características na geração de filhos

domingo, 5 de junho de 2011

Anorexia

    Anorexia nervosa é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis ideais para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está cada vez mais magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento. O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes. Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.
    O paciente anoréxico só se destaca pelo seu baixo peso. Isto significa que no seu próprio ambiente as pessoas não notam que um determinado colega está doente, pelo seu comportamento. Mas se forem juntos ao restaurante ficará evidente que algo está errado. O paciente com anorexia não considera seu comportamento errado, até recusa-se a ir ao especialista ou tomar medicações. Como não se considera doente é capaz de falar desembaraçadamente e convictamente para os amigos, colegas e familiares que deve perder peso apesar de sua magreza. No começo as pessoas podem até achar que é uma brincadeira, mas a contínua perda de peso apesar da insistência dos outros em convencer o paciente do contrário, faz soar o alarme. Aí os parentes se assustam e recorrem ao profissional da saúde mental. Os pacientes com anorexia podem desenvolver um paladar estranho ou estabelecer rituais para a alimentação. Algumas vezes podem ser flagrados comendo escondidos. Isto não invalida necessariamente o diagnóstico embora seja uma atitude suspeita. Há dois tipos de pacientes com anorexia. Aqueles que restringem a alimentação e emagrecem e aqueles que têm episódios denominados binge. Nesses episódios os pacientes comem descontroladamente até não agüetarem mais e depois vomitam o que comeram. Às vezes a quantidade ingerida foi tão grande que nem é necessário induzir o próprio vômito: o próprio corpo se encarrega de eliminar o conteúdo gástrico. Há casos raros de pacientes que rompem o estômago de tanto comerem.
    As mulheres são a grande maioria das pessoas vitimadas pela anorexia, representando por volta dos 90% dos casos.  A idade média em que surge o problema são 17 anos. Encontramos muitos primeiros episódios entre os 14 e os 18 anos. Dificilmente começa depois dos 40 anos. Muitas vezes eventos negativos da vida da pessoa desencadeiam a anorexia. Não podemos afirmar que os eventos negativos causem a doença, no máximo só podemos dizer que o precipitam. Muitos pacientes têm apenas um único episódio de anorexia na vida, outros apresentam mais do que isso. Não temos por enquanto meios de saber se o problema voltará ou não para cada paciente: a reincidência é imprevisível. Alguns podem passar anos em anorexia, numa forma que não seja incompatível com a vida mas também sem restabelecer o peso ideal. Mantendo-se inclusive a auto-imagem distorcida. A internação para a reposição de nutrientes é recomendada quando os pacientes atingem um nível crítico de risco para a própria saúde.
    A anorexia é especialmente mais grave na fase de crescimento porque pode comprometer o desenvolvimento esperado para a pessoa, resultando numa estatura menor do que a que seria alcançada caso não houvesse anorexia. Na fase de crescimento há uma necessidade maior de ganho calórico: se isso não é obtido a pessoa cresce menos do que cresceria com a alimentação normal. Caso o episódio dure poucos meses o crescimento pode ser compensado. Sendo muito prolongado impedirá o alcance da altura geneticamente determinada. Na população geral a anorexia atinge aproximadamente 0,5%, mas suspeita-se que nos últimos anos o número de casos de anorexia venha aumentando. Ainda é cedo para se afirmar que isto se deva ao bombardeio da mídia que o corpo magro é mais atraente, esta hipótese está sendo extensivamente pesquisada. Para se confirmar se a incidência está crescendo são necessários anos de estudo e acompanhamento da incidência, o que significa um procedimento caro e demorado. Só depois de se confirmar que o índice de anorexia está aumentando é que se poderá pesquisar as possíveis causas envolvidas. Até bem pouco tempo acreditava-se que a anorexia acontecia mais nos países desenvolvidos. Na verdade houve falta de estudos nas sociedades em desenvolvimento. Os primeiros estudos nesse sentido começaram a ser feitos recentemente e constatou-se que a anorexia está presente também nas populações desfavorecidas e isoladas das propagandas do corpo magro.
    O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos. Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer. As psicoterapias auxiliam bastante no tratamento, tanto individuais como em grupo ou em família.A indicação dependerá do profissional responsável. Por enquanto não há uma técnica especialmente eficaz. Forçar a alimentação não deve ser feita de forma rotineira. Só quando o nível de desnutrição é ameaçador. Forçar alimentação significa internar o paciente e fornecer alimentos líquidos através de sonda naso-gástrica. Geralmente quando se chega a isso torna-se necessário também conter o paciente no leito para que ele não retire a sonda.

sábado, 4 de junho de 2011

Transtorno Afetivo Bipolar

    O Transtorno Afetivo Bipolar ou Transtorno Bipolar do Humor, até pouco tempo era conhecido por psicose maníaco-depressiva, é caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de mania, hipomania (é um estado de euforia mais leve que não compromete tanto a capacidade de funcionamento do paciente), depressão e mistos. É uma doença de grande impacto na vida do paciente, de seus familiares e amigos, causando prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico. Cerca de 8% da população já sofreu ou sofre deste mal.
    A causa para a doença bipolar do humor não é inteiramente conhecida, assim como os demais distúrbios do humor. Sabe-se que os fatores biológicos (relativos a neurotransmissores cerebrais), genéticos, sociais e psicológicos somam-se no desencadeamento da doença. Em geral, os fatores genéticos e biológicos podem determinar como o indivíduo reage aos estressores psicológicos e sociais, mantendo a normalidade ou desencadeando doença. O transtorno bipolar do humor tem uma importante característica genética, de modo que a tendência familiar à doença pode ser observada. 
    Pode iniciar na infância, geralmente com sintomas como irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes “tempestades afetivas”. Um terço dos indivíduos manifestará a doença na adolescência e quase dois terços, até os 19 anos de idade, mas podendo, principalmente em mulheres, aflorar até 50 anos. Raramente começa acima dos 50 anos, quando isso acontece, é importante investigar outras causas.
    As pessoas que possuem o transtorno bipolar no estado mania é comum aparecerem 3 ou mais dos seguintes sintomas sintomas:
- Humor excessivamente animado, exaltado, eufórico, contentamento exagerado sem motivo que o justifique;
- Extrema irritabilidade, impaciência;
- Agitação, inquietação física e mental;
- Aumento de energia, da atividade, começando muitas coisas ao mesmo tempo sem conseguir terminá-las;
- Otimismo e confiança exageradas; 
- Pouca capacidade de julgamento, incapacidade de discernir; 
- Crenças irreais sobre as próprias capacidades ou poderes, acreditando possuir muitos dons ou poderes especiais; 
- Idéias grandiosas;
- Pensamentos acelerados, fala muito rápida, pulando de uma idéia para outra, tagarelice;
- Facilidade em se distrair, incapacidade de se concentrar;
- Comportamento inadequado, provocador, intrometido, agressivo ou de risco;
- Gastos excessivos;
- Desinibição, aumento do contato social, expansividade;
- Aumento do impulso sexual;
- Agressividade;
- Insônia e pouca necessidade de sono;
- Uso de drogas, especialmente cocaína, álcool e soníferos.
    Já o transtorno no estado depressão, que podem ser de intensidade leve, moderada ou grave, é caracterizado quando aparecem alguns destes sintomas:
- Humor melancólico, depressivo;
- Perda de interesse ou prazer em atividades que eram interessantes;
- Sentimentos de tristeza, vazio, aparência chorosa/melancólica;
- Inquietação ou irritabilidade;
- Perda ou aumento exagerados de apetite/peso, mesmo sem estar de dieta;
- Excesso de sono ou incapacidade de dormir;
- Sentir-se ou estar agitado demais ou excessivamente devagar;
- Fadiga ou perda de energia;
- Sentimentos de falta de esperança, culpa excessiva ou pessimismo;
- Dificuldade de concentração, de se lembrar das coisas ou de tomar decisões;
- Pensamentos de morte ou suicídio, planejamento ou tentativas de suicídio;
- Dores ou outros sintomas corporais persistentes, não provocados por doenças ou lesões físicas.
    E no estado misto apresentam os seguintes sintomas:
- Sintomas depressivos e maníacos acentuados acontecendo simultaneamente;
- A pessoa pode sentir-se deprimida pela manhã e progressivamente eufórica com o passar do dia, ou vice-versa;
- Pode ainda apresentar-se agitada, acelerada e ao mesmo tempo queixar-se de angústia, desesperança e idéias de suicídio;
- Os sintomas freqüentemente incluem agitação, insônia e alterações do apetite. Nos casos mais graves, podem haver sintomas psicóticos (alucinações e delírios) e pensamentos suicidas.
    Além das três formas da doença apresentada acima, há mais outras três. Uma primeira forma seria a hipomania, em que também ocorre estado de humor elevado e expansivo, eufórico, mas de forma mais suave. Um episódio hipomaníaco, ao contrário da mania, não é suficientemente grave para causar prejuízo no trabalho ou nas relações sociais, nem para exigir a hospitalização da pessoa. Uma segunda forma de apresentação da doença bipolar do humor seria a ocorrência de episódios mistos, quando em um mesmo dia haveria a alternância entre depressão e mania. Em poucas horas a pessoa pode chorar, ficar triste, sentindo-se sem valor e sem esperança, e no momento seguinte estar eufórica, sentindo-se capaz de tudo, ou irritada, falante e agressiva. A terceira forma da doença bipolar do humor seria aquela conhecida como transtorno ciclotímico, ou apenas ciclotimia, em que haveria uma alteração crônica e flutuante do humor, marcada por numerosos períodos com sintomas maníacos e numerosos períodos com sintomas depressivos, que se alternariam. Tais sintomas depressivos e maníacos não seriam suficientemente graves nem ocorreriam em quantidade suficiente para se ter certeza de se tratar de depressão e de mania, respectivamente. Seria, portanto, facilmente confundida com o jeito de ser da pessoa, marcada por instabilidade do humor.
    O diagnóstico da doença bipolar do humor deve ser feito por um médico psiquiátrico baseado nos sintomas do paciente. Não há exames de imagem ou laboratoriais que auxiliem o diagnóstico.
Como se trata a doença bipolar do humor:
    O tratamento, após o diagnóstico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma classe de medicações chamada de estabilizadores do humor, da qual o carbonato de lítio é o mais estudado e o mais usado. A carbamazepina, a oxcarbazepina e o ácido valpróico também se mostram eficazes. Um acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por um longo período, sendo que algumas formas de psicoterapia podem colaborar para o tratamento.

                                                                  Baseado em Fontes do Portal ABC Saúde 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Depressão

    A depressão é um distúrbio psicológico afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. É imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. Mas confira alguns dos sintomas:
 • humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;
 • desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
 • diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
 • desinteresse, falta de motivação e apatia;
 • falta de vontade e indecisão;
 • sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
 • pessimismo, idéias freqüentes e desproporcionais de culpa, baixa auto-estima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte. A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de auto extermínio ou tentar suicídio;
 • interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e seu mundo;
 • dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
 • diminuição do desempenho sexual e da libido;
 • perda ou aumento exagerados do apetite e do peso;
 • transtornos relacionados ao sono, como insônia , despertar matinal precoce, ou, menos freqüentemente, aumento do sono
 • dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarréia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.
    A depressão é uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. Outros processos que ocorrem dentro das células nervosas também estão envolvidos. Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais muitas vezes são conseqüência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética. A prevalência (número de casos numa população) da depressão é estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresentam o problema em algum momento da vida.
    O tratamento da depressão é essencialmente medicamentoso. Existem mais de 30 antidepressivos disponíveis. Ao contrário do que alguns temem, essas medicações não são como drogas, que deixam a pessoa eufórica e provocam vício. A terapia é simples e, de modo geral, não incapacita ou entorpece o paciente. Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, que pode levar anos ou a vida inteira, para evitar o aparecimento de novos episódios. A psicoterapia ajuda o paciente, mas não previne novos episódios, nem cura a depressão. A técnica auxilia na reestruturação psicológica do indivíduo, além de aumentar sua compreensão sobre o processo de depressão e na resolução de conflitos, o que diminui o impacto provocado pelo estresse.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dicas sobre Sexo ( Entrevista com Pitt Garcia )

    O modelo Pitt Garcia conta que quando criança sonhava ser ator pornô. Hoje atuando no cinema erótico, ele se sente plenamente realizado e orgulhoso em ser um dos mais famosos astros pornográficos do País.
    Com tanta experiência no assunto, Pitt dá dicas infalíveis para fazer qualquer mulher chegar ao tão almejado orgasmo. Segundo o "expert", o bom sexo não precisa ser feroz e muito menos ter posições dignas de malabaristas. "A melhor posição é o papai-e-mamãe com ela por cima. A mulher deve encostar a cabeça no peito, porque assim ela fica segura e sente ainda mais a penetração gostosa", diz.
    Embora o ator ostente intimidadores músculos, ele afirma ser carinhoso na cama. "Todas as mulheres têm medo de transar comigo, porém não gosto de sexo extravagante".
    De acordo com Pitt, o segredo para dar prazer a uma mulher é ser verdadeiro na cama, não tentar transmitir algo que você não seja. "Gosto de um amorzinho tranqüilo, mas com pegada", diz.
    Outro truque dele é instigar a mulher com atitudes simples cheias de segundas intenções. "O que enlouquece a gatinha é dar só um selinho e virar de costas, porque aí ela fica imaginando o que pode acontecer", afirma.
    Apesar de fazer cenas de sexo anal, Pitt diz que não é fã da prática. "Pessoalmente, não gosto de comer cu. Mas acho que o anal é uma coisa a mais no sexo e se o cara souber fazer direito, a mulher vai querer sempre". O moreno ainda afirma jamais ter sido passivo. "Não gosto que enfie o dedo no meu cu, mas adoro quando ela chupa", diz.
    Mesmo se considerando um "não-aventureiro" no sexo, Pitt prefere as mulheres mais ousadas. "Para a mulher ser perfeita, ela tem de gostar de mulher também".

                                                                                        Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Escova ZAP

    Há agora nos salões mais uma inovação para quem quer se livrar dos cabelos rebeldes, a Escova progressiva ZAP. Os profissionais que aderiram a seu uso dizem que é um Tratamento Térmico inovador, eficaz e seguro para os cabelos. Recupera os fios danificados por outros processos convencionais, hidratando-os profundamente. O resultado é um cabelo solto, forte, macio, saudável, hidratado e com um brilho intenso e durável.


    O produto é desenvolvido a partir de princípios ativos naturais tais como cacau, aveia e aloe vera, aliados a um composto de aminoácidos, vitaminas e com uma combinação de silicones especiais para a hidratação profunda dos fios, criando uma película protetora, que permite que a queratina se restabeleça deixando o fio com aspecto totalmente tratado, hidratado e alinhado.
    A película protetora é ativada através do manuseio de duas piastras, gerando calor que reposiciona a fibra capilar. Promovendo ainda um tratamento intenso, que proporciona ao fio hidratação de longa duração, melhorando o condicionamento dos fios. Afirmam os cabeleireiros que a técnica pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, mesmo se o cabelo já tiver outras químicas, não possui limites de aplicação como ocorrem com outros produtos convencionais e, após sua aplicação, o cabelo pode ser lavado na hora. O Tratamento Térmico é temporário, podendo ser prolongado através dos bons cuidados com os fios. Ressaltando que a cada aplicação correta o resultado será melhor. Todos os cabelos obterão um brilho intenso, movimento natural e toque macio.
    Os cuidados pós-tratamento são, basicamente, o uso de um shampoo sem sal e com baixo ph. É importante que não se use shampoo Anti-Resíduos durante qualquer tipo de tratamento, pois esse procedimento abre a cutícula do cabelo, removendo o produto. O Tratamento Térmico possui em sua formulação a queratina extraída do tutano do boi, que é a que mais se assemelha com a queratina humana, recompondo sua falta ocasionada pelo estresse diário causado por efeitos externos O Aloe Vera gera brilho, força e maleabilidade, o Cacau, uma substância rica em ácido graxo, fornece emoliência e nutrição aos fios, a Aveia repara e protege os fios junto com reposicionamento capilar gerado pelo calor, impedindo que as moléculas de proteínas se percam após o enxágue, conservando assim toda a hidratação.