quarta-feira, 8 de junho de 2011

O pai dos Perfumes

    O perfume Chanel Nº 5 da conceituada Chanel é o perfume mais famoso de todos os tempos, sua fama é devido, principalmente ele ser o primeiro perfume a ser comercializado em massa. Ele foi assinado pelo estilista Coco Chanel, responsável pela sua fama, e fundador da marca Chanel.


    Coco Chanel criou uma moda que venceu as barreiras do tempo, até os tempos de hoje suas peças são consideradas confortáveis e elegantes. Ele abriu a sua primeira loja Chanel Modes em Paris no ano de 1909, seguindo-se a sua primeira loja de alta-costura em 1916, durante a primeira guerra mundial. Faleceu em 1971 com 87 anos de idade, ainda a trabalhar. Porém tanto a sua marca, quanto o perfume Chanel Nº 5 continuaram sendo e estão cada vez cobiçados.
    O perfumista Ernest Beaux criou, em 1921, um aroma inesquecível até aos dias de hoje, o Nº 5. No ano de 1921 Coco Chanel convidou alguns amigos para jantar em Cannes e espalhou o seu novo aroma na sala do restaurante, sendo uma atração para as mulheres que passavam pela mesa dela. O criador de perfumes Ernest Beaux tinha sido o criador de perfume Rallet 1, usado pela família Romanov. Este perfume foi oferecido a Coco Chanel pelo seu amante Dimitri Pavlovich, primo do Czar Nicolau II, que vivia exilado em França. Ernest Beaux resolveu criar uma nova versão do Rallet 1, foi onde nasceu o Nº 5. A produção do perfume não foi fácil, pois Coco Chanel ainda teve de disputar a sua produção com os irmãos Wertheimer, aos quais tinha vendido a maioria do seu negócio de perfume.
     O perfume Chanel Nº 5 é envolvido por um frasco de perfumo estilo art deco, sendo este o primeiro perfume a ser intitulado com o nome de um designer. Chanel Nº 5 foi na sua altura um perfume sintético, composto por mais de 65 substâncias, incluindo rosas, jasmins de Grasse, sândalo, flores raras do oriente, pau-rosa, entre outras. Este perfume foi apresentado no famoso dia 5 de maio de 1921 e até aos dias de hoje é o perfume mais famoso de sempre. O aroma tem vindo a manter-se ao longo do tempo, e ainda hoje é um aroma intemporal e eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário