terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tendências SPFW Inverno 2012

    Aconteceu semana passada mais uma edição do São Paulo Fashion Week, a semana de moda mais importante e marcante do país. O SPFW como sempre veio recheado de tendências e novidades. Tudo foi um sucesso, repleto de glamour, de famosos e gente bonita. Mas vamos ao que interessa, como é o objetivo principal do SPFW, as grandes marcas expuseram o que será tendência para o inverno de 2012. Confira aqui as que sobressaíram-se e que farão a cabeça de todos na estação mais fria, e glamurosa do ano:
- Tecido Wet: é aquele tecido comum na famosa legging mulher-gato, símbolo de sensualidade. Ela já estava em alta, e continuará com tudo nessa estação. E agora o tecido vem não somente em calças, mas também em outras peças.
- Renda: a renda também já estava em alta, e continuará! A renda é um tecido sensual e dulcíssimo ao mesmo tempo, por isso ela tanto fascina as mulheres. Vale tudo com a renda.
- Franjas: as franjas também apareceram bastante, e será uma tendência para a próxima estação. Franjas sempre dão bom destaque a um look, deixam o conjunto descolado. Vale tudo, aposte nas franjas, porém tome cuidado com eventos mais formais.
- Estampas Florais: o sucesso de todos os verões agora também prevalecerá no inverno. As estampas florais, e abstratas também ganharão as ruas nos dias frios. Como elas são bem a vontade, mescle-a com peças que agasalhem. Da até para aproveitar algumas peças do verão!
- Xadrez: o xadrez sempre da uma mudadinha, porém nunca sai de moda. E assim continuará. Uma peça xadrez muda totalmente o aspecto do look. Só tome cuidado para colocar tudo xadrez para não pesar.
- Botas Coturno: antigamente elas eram símbolo de rockeiros, mas a muito tempo as coturnos deixaram de ser acessório dos metaleiros e dominaram a moda. Mesmo sendo ousada, ela ainda é uma bota clássica, com um toque moderno. E nesse inverno elas voltarão para arrasar.
- Lady Like: é aquele visual com um ar vintage, inspirado nos anos 40, cintura bem marcada, muitos laços, babados, fitas, estampas florais delicadas. O estilo lady like é delicado e moderno, dando um ar cool. Nessa coleção ele veio em alta, fará a cabeça das mulheres na próxima estação!


    Depois de tão esplêndida semana de moda, só resta-nos aproveitar e desfrutar de todas as tendências fabulosas lá ditadas. Use, abuse, ouse! Desde que pondere com bom senso, tudo é válido!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ao regressar das férias ...

    Depois das tão desejadas e merecidas férias, é freqüente algumas pessoas sentirem algumas dificuldades em recuperar o ritmo do trabalho. Isso porque quando estamos em férias ou passamos por um feriado prolongado, os sinais temporais decorrentes dos nossos hábitos encontram-se alterados, favorecendo assim que nosso organismo expresse seus ritmos com períodos superiores a 24 horas. É por isso que tendemos, nessas épocas, a dormir e acordar em horários mais tardios. Quando retornamos à nossa rotina habitual de trabalho ou escola, sofremos por alguns dias o que se pode chamar de "adaptação" dos nossos ritmos à uma nova rotina, na qual a obediência ao ciclo de 24 horas é condição obrigatória. Ocorre que essa adaptação não é instantânea, demoramos alguns dias para completar esse ajuste. Logo, é comum sentirmos um relativo mal-estar explicável pelo fato de nossos ritmos não se ajustarem com a mesma velocidade. Mas existem maneiras simples de minimizar a situação e retornar às atividades sem sofrer tanto:
1ª: Procurar reforçar as pistas temporais ambientais, ou seja, claro e escuro, deixando as janelas abertas ao dormir (reforçando a claridade ao amanhecer) pode ser o primeiro passo. A exposição à luz solar no início da manhã também pode acelerar o reajuste.
2ª: Reconhecer que retomar horários (de trabalho, refeições) exige adaptação. Alimentação leve e regular nos dias iniciais podem minimizar a sonolência diurna e potencializar o ajuste dos relógios.
3ª: Voltar progressivamente à vida normal evitando grandes esforços nos primeiros dias ou levar trabalho para casa.
4ª: Praticar desporto é uma boa forma de aliviar as tensões, não as deixando acumular-se, para além dos benefícios que a prática desportiva traz ao organismo. Dormir sete ou oito horas por dia, para ter energia.
 5ª: Mentalizar-se que o rendimento no trabalho vai aumentar ao longo dos dias, por isso, começar de forma gradual.


    A instabilidade do mercado e a necessidade dos executivos cumprirem indicadores são as principais causas que levam muitas pessoas a prescindir dos períodos de férias. No entanto, os especialistas afirmam que o descanso e uns dias longe do trabalho são benéficos e fundamentais para manter uma postura equilibrada ao longo do ano, contribuindo para o aumento da motivação e, consequentemente, da produtividade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Atração vs Felicidade

    Sorriso no rosto, gargalhadas, riso frouxo. Um cara bem-humorado é tudo de bom, mas segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de British Columbia, no Canadá, os homens felizes são menos atraentes aos olhos femininos. O estudo fez um ranking do apelo sexual de expressões não-verbais presentes em emoções como alegria, orgulho e vergonha.


    Mil pessoas participaram da experiência, que consistia na apresentação de fotos de pessoas do sexo oposto, com posturas de soberba (peito estufado e cabeça elevada), felicidade (sorrisos largos) e embaraço (olhos esquivos e cabeça baixa). Sabe quais fotos chamaram mais atenção das mulheres? Os soberbos! Sim, de acordo com a pesquisa, o sorriso masculino é associado à falta de dominância.
    Já para eles, um sorriso conta pontos e as imagens de mulheres felizes foram as que mais os atraiu, enquanto a atitude confiante não fez muito sucesso. A explicação pode estar nas teorias evolucionistas, que sugerem que o comportamento altivo masculino significa competência para prover o lar. No caso feminino, o pressuposto combina com as convenções sociais de que mulheres são submissas e vulneráveis, mas é incompatível com a ideia de homens "fortes e silenciosos".
    Já as expressões de vergonha atraíram ambos os sexos e, segundo os especialistas, está relacionada à consciência das normas sociais e ciência de suas trangressões, o que é lido como uma forma de confiança, apreciada por homens e mulheres. Segundo os responsáveis pela pesquisa, serão necessários estudos posteriores para contemplar os casais homossexuais e também os de cultura oriental.  

                                                                                        Fonte: Portal Bolsa de Mulher

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

E quando o Sexo Angustia!?

    A relação sexual é, a princípio, um ato que gera prazer. Porém, há situações em que o ato sexual é incrementado por pensamentos preocupantes e emoções perturbadoras, com isso, nos distanciamos do prazer. Há também as “disfunções” sexuais, que atrapalham na satisfação sexual de ambos. 
    A angústia sexual aparece quando a pessoa acredita que não atendeu as expectativas de seu parceiro na cama. Porém, muitas dessas expectativas são construídas socialmente e acabam sendo pouco humanas e até mecânicas. Quando você se preocupa com o “moralismo” imposto por convenções sociais, e reprime-se, a insatisfação sexual também provavelmente ocorrerá, principalmente para as mulheres. A angústia sexual detona a auto-estima de homens e mulheres.  
    Há também os casos de assédio e até abuso sexual. O Assédio Sexual inclui uma aproximação sexual não-benvinda, uma solicitação de favores sexuais ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual.  E o Abuso Sexual acontece quando uma pessoa obriga a outra a ter relação seuxual com ela, mesmo que esta não consiga exito. Ambas as situações, geram, em muitos casos, traumas nas vítimas, que se não forem tratados trarão transtornos, principalmente a temas ligados ao sexo por toda a vida.
    Uma vida sexual saudável e satisfatória, é necessária a ausência de angústia, temores e culpas em torno da experiência sexual. Para isso, é preciso aprender a lidar com crenças e emoções para que se possa desenvolver uma sexualidade plena. E quando não conseguir lidar com a angústia, talvez seja a hora de procurar um especialista em sexualidade ou um terapeuta de casais.


domingo, 15 de janeiro de 2012

Consequências de uma Mentira

    Não existe nada mais devastador para um relacionamento do que a perda da confiança. A pessoa que mente, acaba com as chances de o amor dar certo. E com isso a relação nunca mais será a mesma.
    Quando a mentira entra no relacionamento, pode acabar de vez com a confiança que existia entre o casal. Quem mente passa a conviver com dois fantasmas: o da MENTIRA e o do MEDO de ser descoberto. Por mais que a gente acredite que não vai fazer mal contar uma mentirinha para o parceiro, uma coisa é certa: mentira tem pernas curtas e o mal feito nem pernas têm. E pior, não existe mentira positiva. Todas são negativas e têm poder suficiente para acabar com qualquer relacionamento, já que a base mais sólida das relações humanas é a confiança.
    A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que foi enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela, Assuma seu erro o mais depressa possível. Diga que mentiu, porque assim sua chance de ser perdoado é maior. É mais fácil perdoar uma fraqueza momentânea do que uma mentira. Também é mais fácil perdoar o mentiroso que assume sua fraqueza, do que perdoá-lo quando sabemos da mentira através de outra pessoa, afinal ninguém gosta de ser enganado. O relacionamento deixa de ser saudável no momento em que a mentira atravessa a relação. A partir daí o mentiroso passa a conviver com dois fantasmas: o da mentira e o do medo de ser descoberto. Talvez por isso, muita gente passe a acreditar na própria mentira. É como se, assim, pudesse se defender. Entretanto, ao ser descoberto, “bater o pé e persistir na mentira só vai piorar a situação.
O efeito desastroso da mentira
    Mentir pode causar danos irreversíveis à relação, pois o amor saudável se baseia, principalmente, na confiança. Sem confiança, não há tranqüilidade e o amor não amadurece. Quando um parceiro perde a confiança no outro, o relacionamento acaba. A sensação de sentir-se traído provoca muita dor e rompe com a parceria amorosa. O mentiroso jamais é perdoado, e aquele que foi enganado passa a desconhecer o outro, a questionar quem ele é, verdadeiramente. Diante da descoberta da traição, a pessoa passa a acreditar que seu relacionamento todo foi uma grande mentira.
Veja o que a mentira pode causar:
• Decepção: pela constatação de o parceiro não era exatamente quem a gente pensava que fosse.
• Sentimento de fracasso: pelo erro de avaliação e de ter se apaixonado por alguém que não é confiável.
• Desconfiança: é impossível permanecer num relacionamento se a capacidade de continuar apostando na relação foi destruída pela mentira.
• Ressentimento: sentir-se desconsiderado, desrespeitado e traído provoca mágoa e raiva. O ressentimento é diretamente proporcional à expectativa que se tinha sobre o parceiro.
• Desrespeito: o parceiro enganado, insconscientemente, se vinga do mentiroso e o clima entre o casal pode tornar-se hostil e perigoso.
• Desinteresse: ao ser enganado, o parceiro interrompe o afeto que era dirigido ao outro. Passa a ver o mentiroso como alguém a ser evitado.
• Ruptura: o amor não resiste. Mesmo que o sexo seja maravilhoso, também passa a ser questionado como possível encenação.

                                                                                          Fonte: Site Melhor Amiga

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Masturbação no Trabalho

    Uma pesquisa feita pelo site Glamour constatou que 31% dos homens se masturbam no trabalho. O estudo anual "1000 Men" levantou também que 31% deles o fazem quando estão visitando os pais e 10% em festas.
    O foco da pesquisa é saber o que se passa pelas cabeças dos homens, que as mulheres não têm conhecimento. Sobre qual a primeira parte do corpo que eles reparam em uma mulher, 52% disseram que são os seios.
    A mentira mais contada para levar uma mulher para a cama é de que o homem se preocupava com ela mais do que na realidade acontecia. Se eles fossem o ator Brad Pitt por um dia, 38% gostariam de passar a noite com Angelina Jolie. Entre outras constatações, a pesquisa concluiu que 39% dos homens preferem a mulher por cima na hora da cama.


                                                                         Fonte: Portal Terra

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

E quando as férias acabam


    Depois das tão desejadas e merecidas férias, é freqüente algumas pessoas sentirem algumas dificuldades em recuperar o ritmo do trabalho. Isso porque quando estamos em férias ou passamos por um feriado prolongado, os sinais temporais decorrentes dos nossos hábitos encontram-se alterados, favorecendo assim que nosso organismo expresse seus ritmos com períodos superiores a 24 horas. É por isso que tendemos, nessas épocas, a dormir e acordar em horários mais tardios. Quando retornamos à nossa rotina habitual de trabalho ou escola, sofremos por alguns dias o que se pode chamar de "adaptação" dos nossos ritmos à uma nova rotina, na qual a obediência ao ciclo de 24 horas é condição obrigatória. Ocorre que essa adaptação não é instantânea, demoramos alguns dias para completar esse ajuste. Logo, é comum sentirmos um relativo mal-estar explicável pelo fato de nossos ritmos não se ajustarem com a mesma velocidade. Mas existem maneiras simples de minimizar a situação e retornar às atividades sem sofrer tanto:
1ª: Procurar reforçar as pistas temporais ambientais, ou seja, claro e escuro, deixando as janelas abertas ao dormir (reforçando a claridade ao amanhecer) pode ser o primeiro passo. A exposição à luz solar no início da manhã também pode acelerar o reajuste.
2ª: Reconhecer que retomar horários (de trabalho, refeições) exige adaptação. Alimentação leve e regular nos dias iniciais podem minimizar a sonolência diurna e potencializar o ajuste dos relógios.
3ª: Voltar progressivamente à vida normal evitando grandes esforços nos primeiros dias ou levar trabalho para casa.
4ª: Praticar desporto é uma boa forma de aliviar as tensões, não as deixando acumular-se, para além dos benefícios que a prática desportiva traz ao organismo. Dormir sete ou oito horas por dia, para ter energia.
5ª: Mentalizar-se que o rendimento no trabalho vai aumentar ao longo dos dias, por isso, começar de forma gradual.
    A instabilidade do mercado e a necessidade dos executivos cumprirem indicadores são as principais causas que levam muitas pessoas a prescindir dos períodos de férias. No entanto, os especialistas afirmam que o descanso e uns dias longe do trabalho são benéficos e fundamentais para manter uma postura equilibrada ao longo do ano, contribuindo para o aumento da motivação e, consequentemente, da produtividade.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Beijar na Boca é Trair?!

    Um assunto que levanta polêmicas, e sempre dá o que falar é a seguinte questão: Beijar na boca é traição?! Para muitos o ato de beijar é mais grave que a relação sexual em si. Quem comunga dessa tese, acredita que um beijo envolve mais sentimentos uma relação sexual. Já existem pessoas que acreditam que um beijo na boca não é traição. Essa é uma questão delicada!


    Comumente, encontrarmos pessoas que afirmam: “o problema não é o beijo, problema é o que vem depois”. Assim como outras acreditam que o problema começa bem antes, já naquela paquera inicial, o simples fato de você desejar outrem, eles já acreditam caracterizar uma traição.
    Vamos refletir um pouco, imagine que o seu namorado(a) foi a uma festa e beijou outra pessoa?! Qual foi o teu sentimento, o que pensou?! Você achou que foi algo sem importância, ou do momento; ou você acredita que foi infidelidade caracterizada da parte dele?! Isso vai depender de qual o seu conceito de fidelidade e lealdade, da modalidade do relacionamento de vocês, assim como de outros fatores. Porém creio que a maioria sentiu-se na segunda opção!
    Em nossa cultura, é pregada a monogamia, sendo assim relacionamentos extra conjugais, é considerado traição.E quando a pessoa sente-se, ou é, traído, na maioria das vezes a sensação é de que fomos passados para trás, enganados.


    E quando inverte-se a face da moeda?! E se for você quem sentir prazer, ou tiver costume, em trair?! A vontade de trair pode ser causada por muitos fatores. Há pessoas que traem quando algo não vai bem no relacionamento, essa situação é mais comum às mulheres. Outras traem quando algo que nada tem haver com o casal não vai bem, como uma válvula de escape. Tem também os que traem por indução  de amigos, ou das circunstâncias em que se encontram. E também há os que traem pelo simples prazer de trair, muitas pessoas, principalmente homens, sentem uma sensação inenarrável ao manterem relações extra conjugais. Além de outros motivos menos comuns.
    O fato é que nessa vida tudo, absolutamente tudo, é valido, desde que não fira e respeite a você e, principalmente, ao outro. Então quem deve definir se o beijo ou qualquer outra forma de contato é traição ou não, é você e o seu parceiro(a). Se ambos optarem por um relacionamento não aberto é imprescindível que ambos sejam fiéis, para poder dar certo, pois senão não dará, além de causar mágoas em ambos. Agora se optaram por liberdades, aí sim vocês podem ir até o ponto em foi dada tal liberdade. Independente, o importante é ser feliz!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Estressado(a)?! Faça sexo matinal!


    Se você anda de mau humor, já tentou de tudo e não sabe como melhorá-lo, a solução pode ser bem mais simples que você imaginava: ao acordar, continue na cama e pratique sexo matinal. De acordo com uma pesquisa da educadora sexual Debby Herbenick, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, o ato faz se sentir mais feliz ao longo do dia e ainda pode fortalecer o sistema imunológico.
    As relações sexuais no período da manhã liberam oxitocina, hormônio da paixão, ou seja, deixará o casal mais amoroso e ligado. Também elevam os níveis de IgA, um anticorpo que protege contra infecções.
    Os benefícios não param por aí. Já ouviu dizer que transar deixa a pele, as unhas e o cabelo mais vistosos? Pois é a mais pura verdade. Isso porque aumenta as taxas do hormônio estrogênio.
    Nem sempre é fácil encontrar tempo para transar ao despertar. Filhos e afazeres domésticos podem atrapalhar. Mas dedique um tempo do seu dia para o sexo matinal. O empenho vale a pena, certo?

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sintomas Primários HIV

    Você manteve relações sexuais sem proteção?! Está preocupado?! Você sabia que algumas vezes é possível reconhecer se você contraiu o vírus HIV, por meio de sinais e sintomas? A maior parte dos recém infectados apresentam sintomas na face inicial de contágio.


    A infecção primária do HIV ocorre nas primeiras semanas ou meses depois que uma pessoa é infectada pelo o HIV. Os sintomas incluem principalmente edemas nos ganglios linfáticos e/ou febre persistente, comumente também apresentam uma ou mais das situações a seguir: indisposição (que é uma sensação de fraqueza, desconforto e fadiga) sem motivo aparente, perda de apetite e grande perda de peso, feridas na boca ou genitais, dores nas articulações ou músculos, dores de cabeça, diarréia extensa, suores noturnos, náusea e vômitos. Geralmente os sintomas começam a surgir a partir de uma semana após o possível contágio, pois há um período de incubação de alguns dias a algumas semanas entre o período de quando a pessoa foi exposta ao HIV a até quando os sintomas aparecem, ou seja se você foi exposto ao vírus hoje, certamente não apresentará tais sintomas amanhã.
    Se você apresenta algum(s) dos sintomas acima, não quer dizer necessariamente que você foi infectado. Muitas outras doenças podem causar esses sintomas. Por exemplo, muitas pessoas com uma febre ou dor de garganta, podem estar vivenciando doenças comuns como um resfriado, ou gripe. Então, não entre em pânico. Mas, se você tem alguns desses sintomas e sente que há uma mínima possibilidade de que você tenha sido exposto ao HIV, como uma atividade sexual desprotegida recente ou compartilhado uma seringa, até mesmo com alguém que você acredita que seja HIV negativo, é imprescindível que você procure seu médico e faça o teste de HIV.
    Se você não apresenta nenhum desses sintomas, também não significa que você é soro negativo. Pois parte das pessoas que contraem HIV nunca mostram os sintomas de infecção primária do HIV. Ou seja, se você expôs-se de qualquer forma, não acredite que você seja HIV negativo, tão somente porque você não sentiu os sintomas primários de infecção do HIV.


    Quando você for ao médico com algum desses sintomas, é muito importante que mencione fatores de risco que possa estar ocorrendo com você e assim, poderia ser realizado um teste contigo. Se você até tenha feito sexo sem proteção, mesmo que seja uma vez, se usou drogas injetáveis ou pense que pode estar tendo alguma infeção primária do HIV, confie em dizer ao seu médico. Estando disposto a realizar um teste de HIV, você estará fazendo a sua parte para reduzir a contaminação da doença. Pessoas que contraem o HIV são, na maioria, infectadas pelo outro durante o período de infecção primária do HIV dele. Nessa fase, a carga viral no sangue, no sêmen, ou as secreções vaginais é muito alta e ficam deveras mais propensos a infecção.
    Atualmente indivíduos infectados que conhecem seu status, podem notificar seus parceiros e seguir os passos para reduzir os riscos de infectar outrem. Naturalmente, se você é sexualmente ativo ou compartilha seringas, você deveria aguardar até você saber se tem HIV para praticar sexo seguro. Então, proteja-se a si próprio e aos que estão à sua volta. Se você ainda não fez o teste do HIV, faça-o agora. Se você é sexualmente ativo, pratique sexo seguro para reduzir seu risco.
 E se você acha que possa ter sido exposto ao HIV e está tendo sinais e sintomas parecidos com de infecção primária do HIV, não espere. Procure seu médico rapidamente e peça um teste de HIV. Procurar orientação médica pode salvar a sua vida e as vidas de muitos outros. E nunca, nunca mesmo, se esqueça, sempre faça sexo com camisinha, e não compartilhe objetos perfurantes ou cortantes.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Fiz Sexo sem Camisinha! E agora?!

    Hoje vamos falar de um assunto muito sério, sexo sem proteção. Em todas as relações sexuais é importante que você se proteja de gravidez indesejada ou doenças transmissíveis sexualmente. Se você tenha feito sexo sem camisinha ou tenha sido estuprada (o), requer que tome algumas providências. Saiba que medidas tomar:
1ª: Se você foi estuprada (o), procure imediatamente um pronto-socorro ou um serviço de apoio a mulheres vítimas de violência sexual sem se higienizar. Assim será possível colher amostras de sêmen para identificar o agressor (mesmo que você o conheça, esse exame é que poderá comprovar a identidade dele perante a Justiça). Colabore em tudo o que for possível com o profissional que examinar você, respondendo as perguntas sincera e claramente.
2ª: Se você manteve relações sexuais sem se proteger ou se o preservativo rasgou ou saiu durante a relação, procure um médico em no máximo 72 horas. Você pode recorrer ao seu ginecologista ou a um infectologista, ir a um pronto-socorro ou a algum centro médico especializado.
3ª: Dependendo do tipo de exposição sexual (com ou sem violência; com ou sem ejaculação, penetração vaginal, anal ou oral), das informações que você tiver sobre o parceiro (portador de HIV, hepatite B ou C, outra doença sexualmente transmissível, como gonorréia, sífilis, tricomoníase) e do tempo entre o ato sexual e a consulta, o médico decidirá se você deve tomar alguma medicação. Pode ser uma medicação para combater a possibilidade de contágio de HIV, sífilis, gonorréia ou tricomoníase, ou ainda uma vacina contra a hepatite B. Ele vai avaliar também a necessidade de tomar vacina antitetânica ou um reforço, se você já foi vacinado.
4ª: Mulheres, se a consulta com o médico ocorrer dentro das 72 horas após a relação, dependendo do caso e se você estiver de acordo com o método (pois este é abortivo), existe a possibilidade de tomar um anticoncepcional de emergência (a chamada "pílula do dia seguinte").
5ª: Dentro do possível, procure fazer uma consulta junto com o seu parceiro (a), para que os dois possam ser examinados.
6ª: Não mantenha nenhuma relação sexual até que você tenha certeza de que não existem riscos de contágio de nenhuma doença sexualmente transmissível.
 7ª: Depois da primeira consulta, você deve fazer check-ups periódicos com o seu médico e repetir a cada seis meses os exames de sangue para comprovar que não contraiu os vírus do HIV, da hepatite B ou da hepatite C.
    Embora não exista unanimidade sobre o risco de contágio em cada tipo de atividade sexual, o maior é em receber penetração anal com ejaculação. Depois vêm receber as penetrações vaginais, com ou sem ejaculação, a anal sem ejaculação, realizar a penetração anal-vaginal e sexo oral. Nas agressões sexuais, o risco costuma ser maior devido à possibilidade de ferimentos anais ou genitais.
    Peça ao seu médico indicações por escrito de medicações e cuidados a tomar, além da data da próxima consulta. Se o seu médico receitar um remédio, peça informações a ele sobre os efeitos colaterais e como tomá-lo. Não suspenda a medicação indicada sem antes consultar o profissional que a prescreveu.
    Se você tiver febre, gânglios inflamados, dor de garganta, erupção no corpo, dores musculares, dor de cabeça ou diarréia, consulte imediatamente o seu médico e conte que você manteve relação sexual sem se proteger com preservativo.
    Nunca se esqueça, use camisinha sempre!