terça-feira, 17 de janeiro de 2012

E quando o Sexo Angustia!?

    A relação sexual é, a princípio, um ato que gera prazer. Porém, há situações em que o ato sexual é incrementado por pensamentos preocupantes e emoções perturbadoras, com isso, nos distanciamos do prazer. Há também as “disfunções” sexuais, que atrapalham na satisfação sexual de ambos. 
    A angústia sexual aparece quando a pessoa acredita que não atendeu as expectativas de seu parceiro na cama. Porém, muitas dessas expectativas são construídas socialmente e acabam sendo pouco humanas e até mecânicas. Quando você se preocupa com o “moralismo” imposto por convenções sociais, e reprime-se, a insatisfação sexual também provavelmente ocorrerá, principalmente para as mulheres. A angústia sexual detona a auto-estima de homens e mulheres.  
    Há também os casos de assédio e até abuso sexual. O Assédio Sexual inclui uma aproximação sexual não-benvinda, uma solicitação de favores sexuais ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual.  E o Abuso Sexual acontece quando uma pessoa obriga a outra a ter relação seuxual com ela, mesmo que esta não consiga exito. Ambas as situações, geram, em muitos casos, traumas nas vítimas, que se não forem tratados trarão transtornos, principalmente a temas ligados ao sexo por toda a vida.
    Uma vida sexual saudável e satisfatória, é necessária a ausência de angústia, temores e culpas em torno da experiência sexual. Para isso, é preciso aprender a lidar com crenças e emoções para que se possa desenvolver uma sexualidade plena. E quando não conseguir lidar com a angústia, talvez seja a hora de procurar um especialista em sexualidade ou um terapeuta de casais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário